Bolsonaro convidará todos os governadores para evento de início de vacinação

Foto: Marcos Correa

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai convidar todos os 27 governadores brasileiros a participarem de um evento na próxima terça-feira (19), no Palácio do Planalto, para marcar o início da vacinação contra a Covid-19 pelo governo federal. A expectativa é que a vacinação comece no dia seguinte, simultaneamente em todo o país.

Ao longo da pandemia e da preparação para o início da vacinação, Bolsonaro teve uma série de disputas com governadores, em especial com o de São Paulo, João Doria (PSDB).

O evento, que até o momento não foi divulgado oficialmente, deve ser protocolar e não contará com nenhuma pessoa vacinada, como chegou a ser cogitado internamente. Bolsonaro, por exemplo, já afirmou diversas vezes que não tomará nenhuma vacina, por já ter se infectado com o novo coronavírus, em julho do ano passado.

A data prevista para o início da vacinação (20 de janeiro) foi informada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião nesta quinta-feira, segundo prefeitos que participaram do encontro.

O ministro afirmou aos prefeitos que o início da imunização depende de dois fatores: a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso emergencial das vacinas da AstraZeneca e da CoronaVac e a logística do voo que trará da Índia as 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. O avião estava inicialmente previsto para sair do Brasil na noite desta quinta, mas a viagem foi adiada para a noite de sexta.

A Anvisa vai decidir no próximo domingo sobre os pedidos de autorização uso emergencial das vacinas submetidas ao órgão. A data é o penúltimo dia do prazo estabelecido pela agência para avaliação dos pedidos.(iG)