Foi aprovado, em sessão extraordinária, na tarde desta terça-feira (10), na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei 410/2019 de autoria do Executivo Municipal que cria o Fundo Municipal de Mobilidade Urbana (FMMU) e a Unidade Orçamentária do FMMU, que serão vinculados ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
De acordo com o líder do governo municipal na Casa Legislativa, vereador Marcel Alexandre (Podemos), a intenção é criar um fundo específico para essa área em Manaus.
“Esse fundo tem que ser criado para possibilitar mais investimentos na mobilidade urbana, Manaus passa por uma grande transformação na área urbana, o Prefeito vem trabalhando para melhorar a malha viária, e por isso a importância de termos recursos direcionada para esta área”.
O Secretário de Articulação da Prefeitura, Luis Alberto Carijó, explicou que os recursos do fundo serão utilizados nos trabalhos de recuperação asfáltica, das estações e terminais de ônibus e em todas as melhorias relacionadas à mobilidade urbana e que o dinheiro será recolhido de várias áreas. “Os recursos virão de várias fontes, do orçamento do município, das multas de trânsito, das multas aplicadas as empresas de ônibus por não cumprirem acordos do contrato, da venda de espaços públicos para publicidade, das propagandas utilizadas nos ônibus e estações, ou seja, vamos ter um elenco de fontes para que tenhamos um fundo compatível com a cidade”, explica Carijó.