Câmara Municipal de Manaus homenageia personalidades da cultura com diplomas de Honra ao Mérito

Grupo de Violões do Liceu Cláudio Santoro abriu a solenidade na CMM/Foto> Robervaldo Rocha

A apresentação do Grupo Camerata de Violões, do Liceu Claudio Santoro, deu início a sessão solene em homenagem ao Dia da Cultura, comemorado no dia 5 de novembro, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), ontem, quinta-feira (07), com o plenário Adriano Jorge completamente preenchido por atores, cantores, poetas, dançarinos entre outras personalidades da cultura manauara, que receberam Diplomas de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados a cultura amazonense.

O evento, de autoria do presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico, na CMM, vereador professor Gedeão Amorim (MDB), ainda contou com a presença de autoridades como o presidente da Academia Amazonense de Letras, Robério Braga, o presidente da Associação dos Escritores do Amazonas (Asseam), Leonardo Mississipe, o vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Celdo Braga e o presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), José Braga.

Personalidades da Cultura de Manaus homenageadas na CMM/Foto>Robervaldo Rocha

Durante a homenagem o vereador Elias Emanuel (PSDB) realizou a entrega dos Diplomas de Honra ao Mérito aos vencedores da “Liga de Leitores da Árvore” e do projeto “Imaginação na Ponta do Lápis”, desenvolvidos em escolas da rede municipal, da zona Leste.

Em seguida Gedeão Amorim entregou Diplomas de Honra ao Mérito a várias personalidades da cultura amazonense, entre eles o artista, Celdo Braga, o cantor Carlinhos do Boi, o autor do Livro da História da Câmara Municipal de Manaus, Antonio Diniz, o escritor e jornalista, Rômulo Sena, o artista plástico, Sergio Cardoso e o artista visual, Otoni Mesquita, entre outros.

Na ocasião Gedeão Amorim destacou que o objetivo da sessão solene foi homenagear personagens locais e enfatizar a importância da política cultural em Manaus. “Hoje comprovamos a importância da cultura. Esses são artistas, que conseguem produzir apesar das poucas condições e da falta de reconhecimento. Esse foi um momento muito importante, porque nós precisamos fazer com que a cultura se organize, se consolide tanto no âmbito da arte quanto na área econômica”, disse.

O presidente da Academia Amazonense de Letras, Robério Braga, ressaltou a importância da homenagem realizada pelo vereador Gedeão Amorim e disse que é preciso realizar mais eventos como este para evidenciar a adversidade de manifestações culturais amazonenses. “Essa é uma demonstração que a atividade do político atento a vida do cotidiano consegue dar bons frutos, porque essa reunião de expressões da cultura identifica que a Câmara de Manaus está atenta a esses valores e disposta a estimular esses artistas”, completa.

A programação ao Dia Nacional da Cultura encerra, amanhã (8/11), com a realização de uma audiência pública para tratar sobre a Lei Municipal de Cultura. Na oportunidade será apresentada a diretoria do Conselho Municipal de Cultura.