Evento reúne representantes de TVs e rádios das Câmaras Municipais de todo o país. Atividade celebra os 25 anos de fundação da Rádio Câmara…
A Câmara Municipal de Manaus (CMM), que integra a Rede Legislativa nacional da TV e rádio Câmara, participa do 6⁰ Simpósio Nacional do Rádio, que acontece esta semana, até o próximo dia 29 de maio, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O evento, realizado a cada dois anos, é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e a Câmara dos Deputados, reunindo profissionais das emissoras de todo país para troca de conhecimento.
Este ano a programação comemora os 25 anos de criação da Rádio Câmara, veículo oficial de divulgação da Câmara dos Deputados. A organização acontece em parceria com a Universidade de Brasília e com o apoio da Rádio França Internacional, o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados e o GP Rádio e Mídia Sonora.
O diretor de comunicação da CMM, Mário Marinho, e a gerente da TV Câmara da CMM, Dalva Andrade, representam o Legislativo Municipal no simpósio. No primeiro dia de evento, palestras e um debate sobre o rádio público, com o foco nos desafios para a pluralidade e a diversidade de vozes estiveram na pauta.
“Neste primeiro dia visitamos as instalações da TV e rádio Câmara aqui de Brasília, conhecemos os profissionais e acompanhamos um pouco do trabalho desenvolvido pelos veículos nacionais e as estruturas que eles possuem e, também, nos colocamos à disposição para ajudar no que for necessário com pautas e conteúdos de Manaus e do Amazonas”, detalhou Mário Marinho.
No primeiro dia de atividades, a pesquisadora Dra. Juliana Gobbi Betti, da Universidade Federal de Santa Catarina, apresentou o tema Programa Mulheres de Palavra, a partir da tese de doutorado “Informação crítico-emancipatória com perspectiva de gênero: os direitos das mulheres em programas radiofônicos femininos”, que fez uma ligação dos temas atuais da sociedade com as coberturas jornalísticas.
“Nós, mulheres, estamos inseridas também no contexto legislativo, tanto como parlamentares, quanto como profissionais de comunicação; e quando somos responsáveis pela divulgação dos trabalhos dos nossos parlamentares, a responsabilidade é muito maior. Representar, neste momento, a TV Câmara de Manaus é uma responsabilidade enorme pelo compromisso que temos com a profissão”, disse Dalva Andrade.
A programação até o dia 29 de maio inclui discussões sobre inteligência artificial e comunicação, oficinas e grupos de trabalhos com profissionais de todo país, além dos representantes da TV e rádio Senado, TV e rádio Câmara e rádio França Internacional (RFI).