Câmara Municipal de Manaus tem nova composição partidária para os próximos meses

Presidente Joelson Silva/Foto>Robervaldo Rocha

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) está com nova composição partidária, desde o último sábado (04), quando foi encerrado o prazo para que os vereadores mudassem de sigla, sem correr o risco de perder o mandato para as próximas eleições, caso as mesmas não sejam adiadas, por conta da pandemia. Com o fechamento da janela partidária, determinado pelo calendário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 26 parlamentares decidiram mudar, entre eles, o próprio presidente da casa, Joelson Silva, que deixou o Partido Socialista Brasileiro (PSDB) para se filiar ao Patriotas.

Os vereadores tiveram 30 dias para decidir pela troca e, para Joelson Silva, que está no segundo mandato como vereador e completou um ano à frente da CMM em janeiro passado, a mudança era necessária e foi embasada em novos projetos de benefício ao bem comum.

“Meu mandato tem sido primado pelo respeito ao cidadão, às famílias, aos meus pares e, principalmente, na convicção que tenho de trabalhar ao lado de pessoas que estejam compromissadas em fazer de Manaus, uma cidade cada vez melhor para se viver. Mudar agora não foi uma decisão fácil, mas espero que seja provida de novas conquistas, como tem sido a minha vida pública até hoje”, disse Joelson Silva.

Entre os outros 25 vereadores que resolveram seguir pelo mesmo caminho de mudança partidária, cinco fizeram questão de utilizar a sessão plenária desta segunda-feira (6) para enfatizar o troca-troca: Eloi Abreu, ex-PHS e agora no PMN; Everton Assis, que era do DEM e passou para o PSL; Glória Carrate, que trocou o PDT pelo PR; e Rosivaldo Cordovil, que saiu do Podemos para ancorar no PSDB.

Mesmo com a saída de Joelson Silva, o PSDB ficou com o maior número de representantes na CMM, com seis vereadores. Em segundo estão PR e PMN, com quatro parlamentares, cada.

Atualmente, o grupo de 41 vereadores compõe a 17ª Legislatura da CMM. Apesar das mudanças, Marcel Alexandre continua como líder do Executivo e Everton Assis, como Ouvidor do poder legislativo municipal.

Confira como ficou a nova composição partidária na CMM

PSDB

1. Rosivaldo Cordovil

2. Dante

3. Elias Emanuel

4. Raulzinho

5. Cel. Gilvandro

6. Ceará

PRTB

1. Gilmar Nascimento

PRB

1. Amauri Colares

2. Mirtes Sales

3. Fred Mota

PSL

1. Diego Afonso

2. Everton Assis

PR

1. Glória Carrate

2. Bentos Papinha

3. Professor Samuel

4. Missionário André

PSD

1. Hiran Nicolau

Patriotas

1. Joelson Silva

Podemos

1. Roberto Sabino

2. Jaqueline

3. Marcel Alexandre

PMN

1. Mauro Teixeira

2. Rosinaldo Bual

3. Eloi Abreu

4. Cláudio Proença

PMDB

1. Gedeão

PSB

1. Marcelo Serafim

2. Carlos Portta

SD

1. Elissandro Bessa

PV

1. Professor Fransuá

PTB

1. Reizo Castelo Branco

2. William Abreu

DC

1. Isaac Tayah

2. Chico Preto

PT

1. Sassá da Construção Civil

Progressistas

1. Márisson Roger

Avante

1. Dr. Alonso

2. David Reis

Pros

1. Wallace Oliveira

DEM

1. Ewerton Wanderley

PCdoB

1. Jaildo dos Rodoviários