Durante todo o mês de outubro, todos os documentos oficiais da Câmara Municipal de Manaus (CMM) trarão impresso selo comemorativo aos 350 anos da capital amazonense, comemorados no próximo dia 24 de outubro. A programação teve inicio oficialmente hoje, quarta-feira (02/10) e segue até o dia 31 deste mês.
“Vamos celebrar os 350 anos da nossa cidade, de maneira partilhada, resgatando a história e a participação do parlamento municipal na construção da nossa capital, na melhoria da qualidade de vida do nosso povo e na preservação da nossa cultura”, afirma o presidente da Câmara, vereador Joelson Silva (PSDB), detalhando a programação.
Além do selo, ilustrado com imagens estilizadas do prédio da CMM, Teatro Amazonas, Ponte Rio Negro “Jornalista Phelippe Daou” e a Arena da Amazônia, o Parlamento Municipal está promovendo, concurso de poesia, como tema “Minha Manaus É…”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Os três alunos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares serão premiados e a premiação será entregue durante sessão solene no plenário Adriano Jorge, com a presença e de ex-presidentes da Câmara Municipal e autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário.
Com a mesma temática “minha Manaus É…”, a Câmara está produzindo vídeo e broadcast institucionais, com a participação dos 41 vereadores, que serão veiculados, ao longo do mês de aniversário da cidade, na Rádio e TV Câmara, respectivamente.
Também está sendo produzido minidocumentário, como o tema “Nem Liverpool, nem Porto de Lenha, simplesmente Manaus”, baseado em crônica homônima do professor e economista José Seráfico. O material reúne depoimentos de parlamentares, artistas, historiadores, pesquisadores, feirantes, jornalistas e outras personalidades da cidade, apontando características que fazem de Manaus, uma cidade única.