Câmara outorga Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao tenente-coronel Alysson de Almeida

Solenidade de homenagem ao Tenente-Coronel Alisson Almeida na CMM/Foto: Aguilar Abecassis

Com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, o vereador coronel Gilvandro Mota (PTC) homenageou na manhã de sexta-feira (16), o Tenente Coronel Alysson de Almeida Lima, Comandante e Diretor de Ensino do 3° Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM).

A honraria foi concedida ao tenente-coronel Alysson, pelo seu importante trabalho na Polícia Militar do Amazonas e por sua brilhante gestão à frente do CMPM. A homenagem foi realizada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), no plenário Adriano Jorge.

O vereador coronel Gilvandro Mota destacou durante a homenagem que é importante valorizar as pessoas que dedicam suas vidas em prol de outras e principalmente em prol da educação, que transforma vidas. “O Tenente Coronel Alysson, é um desses brasileiros que tem quase 20 anos de importantes serviços prestados com dedicação ao povo de nosso Estado. Sendo marcante a sua passagem por todas as unidades policiais militares que serviu. Há alguns anos vem contribuindo de forma brilhante com o desenvolvimento de nosso país, através da educação e formação das crianças e adolescentes que integram o 3° Colégio Militar da Polícia Militar”.

Segundo ele, com sabedoria e dedicação o tenente-coronel Alysson, vem modificando a história de muitos alunos deste colégio e da comunidade do Parque São Pedro, de maneira que aquela área que era totalmente dominada pelo tráfico de drogas, passou a ser uma área pacificada e aqueles alunos que não tinham uma direção a seguir passaram a sonhar e alcançar espaços importantes no mundo acadêmico. São muitas razões que o levaram a receber essa medalha, que servirá de exemplo a muitos profissionais, mostrando que a educação por si é transformadora, mas nesse caso específico, tem as mãos de quem soube apostar no poder transformador que ela oferece. Essa homenagem é mais do que justa pelas décadas de serviço que ele vem prestando, não apenas dentro do Colégio Militar, mas em toda a vida de serviços junto à Polícia Militar, sempre em prol do bem comum da sociedade amazonense”, disse o parlamentar.

Para o tenente-coronel Alysson de Almeida, a homenagem representa uma resposta positiva ao trabalho que ele vem desenvolvendo, mas que esta homenagem se estende a professores, militares, pais e alunos que compõem o corpo da escola. “Quero agradecer as bênçãos e oportunidades que me trouxeram até aqui. Agradecer ao coronel Gilvandro Mota pela homenagem e dizer que eu não esperava tamanha honraria. Nada do que fazemos é pensando em receber homenagens, trabalhamos sabendo que nem sempre receberemos algum reconhecimento. Tudo o que fiz ao longo da minha carreira me levou ao CMPM 3. Quando iniciei minha vida civil, foi como professor de matemática aos 18 anos e hoje sigo com esse espírito educador na condução das atividades do Colégio. Quem muito me inspirou e incentivou pela área educacional foi minha mãe, que por muitos anos foi professora da rede estadual e a ela dedico essa homenagem. Hoje o CMPM3 é uma referência, não só pelo meu trabalho, mas pelo trabalho de cada professor, de cada militar que ali está e de cada pai e aluno, o meu trabalho é de agir apenas como um grande pai, para manter a harmonia entre todos os profissionais. A isso se deve o sucesso de nosso Colégio, que desenvolve um trabalho junto de uma grande e competente equipe, que consegue fazer com que o aluno se sinta realmente em casa. O meu sentimento hoje é puramente de dever cumprido e espero um dia poder retribuir essa homenagem”, declarou.

A solenidade contou com a participação do Coronel Thiago Balbi, Subsecretário Chefe da Casa Militar, representando a Prefeitura de Manaus; Coronel Nilson Cardoso, Diretor de Capacitação e Treinamento, representando o Comando Geral da Polícia Militar; Coronel Marcos Marinho, Secretário Executivo da Casa Militar do Estado do Amazonas; Coronel Pedro Rodrigues, Comandante Geral; Coronel Emerson Barros, Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas; Tenente Coronel Célio Roberto, representando o Deputado Estadual Delegado Péricles; Coronel Bruno Azevedo, Comandante do Comando de Policiamento Especializado ; Major Heber Ribeiro, Comandante da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar; Senhora Marília de Souza, representando a Coordenadoria 7 da Secretaria Estadual de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc); Senhora Professora Silvia Russete, Presidente da Comissão de Formatura do 3° ano do CMPM3; Major Aluno Wilson Barros, do Batalhão do CMPM3 e vereadores Amauri Colares (PRB) e Rosivaldo Cordovil (Pode)

O tenente coronel Alysson de Almeida Lima foi nomeado Comandante e Diretor de Ensino do 3° Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM), no ano de 2014, exercendo a função até os dias atuais. Nasceu em Manaus a 10 de agosto de 1975 e incorporou as fileiras da Polícia Militar do Amazonas em 01 de fevereiro de 2000, na Academia de Polícia Militar do Ceará – General Edgard Facó, tendo sido declarado Aspirante a Oficial, no ano de 2002. Na área Policial Militar, além dos Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais, possui os cursos: Curso de Força Tática pela Polícia Militar de São Paulo, Curso de Ações Táticas Especiais – GATE pela Polícia Militar do Ceará, Curso Antibombas pela Polícia Militar do Ceará, Curso de Operações Especiais – BOPE, Polícia Militar do Distrito Federal, Curso Básico de Salto Livre, Curso Básico de Montanhismo, Curso de Mergulhador de Combate, Curso de Explosivista, Curso de Tiro Tático, Curso de Salvamento Aquático, Instrução de Nivelamento da Força Nacional de Segurança Pública, Estágio Básico e Vida na Selva, Curso Internacional Leadership for Law Enforcement – El Salvador.

Como Oficial Intermediário e Superior foi instrutor da Academia de Polícia Militar do Amazonas – CelNeper, instrutor no Centro e Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Amazonas, instrutor dos cursos ROCAM, COE e Força Tática. Também atuou como Subcomandante Regimento de Policiamento Montado, Comandante da Companhia de Operações Especiais (COE), Comandante do 1° Batalhão de Força Tática, Comandante da 13° Companhia Interativa Comunitária (CICOM), Chefe de Operações do Comando de Policiamento Especializado (CPE).

Na área civil, formou-se em Tecnologia Mecânica na Universidade de Tecnologia do Amazonas (UTAM); Engenharia Civil, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM); e Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Possui pós-graduação em Docência do Ensino Superior, Planejamento Governamental e Orçamento Público pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).