Campanha contra Covid-19 segue com vacinação em nove salas neste sábado(08/07)

Foto - Divulgação / Semsa

Reiterando o papel da vacinação na promoção da saúde e na prevenção de agravos decorrentes da Covid-19 entre a população, a Prefeitura de Manaus oferta a vacina contra a doença em nove salas de imunização neste sábado(08/07). As unidades, gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), funcionam das 08h00 às 12h00 e estão distribuídas em toda a capital, com ao menos uma em cada zona geográfica da cidade.

Conforme a titular da Semsa Manaus, Shádia Fraxe, mesmo não sendo mais uma emergência de saúde pública mundial, a Covid-19 segue causando novas infecções a cada dia. A vacinação, aponta a secretária, continua sendo um dos meios mais eficazes para proteger as pessoas das formas graves da doença, capazes de levar a internações e óbitos.

“A ampla vacinação da população foi essencial para conseguirmos ter a Covid-19 sob controle durante a pandemia, e ainda é fundamental para evitar que as pessoas sejam acometidas de forma grave e tenham a saúde comprometida pela doença”, afirma.

Shádia aconselha a população a manter o esquema vacinal atualizado com a aplicação da primeira e segunda doses do esquema primário, e doses de reforço, dentro dos intervalos recomendados pelo Ministério da Saúde. O usuário pode acessar a plataforma online Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br) e informar o CPF para saber qual dose deve receber, informa a gestora.

“A vacina é indicada para toda a população a partir dos 6 meses de idade, portanto pais e responsáveis também devem ficar atentos e levar suas crianças para receber o imunizante”, alerta.

Nas unidades de saúde, os usuários devem apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacina para receber a dose recomendada, segundo a situação vacinal.

O funcionamento das salas de vacina aos sábados, aponta Shádia, integra estratégia da Semsa para ampliar o acesso do público à vacina contra a Covid-19.

“Buscamos dar oportunidade a quem trabalha ou estuda nos dias úteis de também receber sua dose e se proteger. Quanto mais pessoas imunizadas, maior é a proteção de toda a população”, conclui.

Confira os pontos de vacinação da Semsa abertos neste sábado(08/07):

Zona Norte

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul

USF Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova 1

USF Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina

Zona Sul

USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores

Zona Leste

USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi dos Palmares

USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário

USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves

Zona Oeste

USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória

USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1.