Catedral Metropolitana de Manaus receberá católicos para celebração de Corpus Christi

Catedral receberá o dia todo, católicos para celebração de Corpus Crhistus/Foto: Arquivo

Hoje, quinta-feira (20), a Igreja Católica celebra a Festa de Corpus Christi. Em Manaus, as celebrações ocorrerão durante todo o dia na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição e na Avenida Eduardo Ribeiro, ambas na área central da cidade.

Pela manhã, houve Missas às 07h30 e 10h00, na Igreja. Às 15h00, está programada uma Meditação Eucarística para todos os Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia de todas as Paróquias e Áreas Missionárias da Arquidiocese e também para os fiéis em geral.

Às 16h30 o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, presidirá a Missa Campal na Avenida Eduardo Ribeiro, canto com a Avenida 7 de setembro. Em seguida, acontecerá a tradicional procissão com Jesus Eucarístico, que percorrerá as Avenidas 7 de Setembro, Joaquim Nabuco, Rua 10 de Julho e finalizando na Avenida Eduardo Ribeiro.

Durante a passagem pelo prédio da Beneficiente Portuguesa Dom Sérgio dará uma bênção eucarística sobre todos os enfermos. Ao final da Procissão, também haverá Adoração Eucarística no palco montado na Eduardo Ribeiro.

Origem da Festa

A Festa de Corpus Christi surgiu no século XIII, na Bélgica, onde uma freira alegava receber visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica em honra da Sagrada Eucaristia. Mais tarde, um milagre eucarístico ocorreu na cidade de Bolsena, na Itália, onde durante a missa começaram a cair gotas de sangue da hóstia.

O Papa Urbano IV, que morava em Orvieto, cidade próxima a Bolsena, ordenou que o Bispo levasse as relíquias até onde estava, em procissão. Quando o papa encontrou o cortejo, na entrada da cidade, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras “Corpus Christi”.

Fonte: G1 AM