A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) incinerou, hoje, sexta-feira (05), em uma fábrica no Distrito Industrial, zona leste, três toneladas de entorpecentes apreendidos durante as ações policiais em todo o estado. As drogas, entre maconha e cocaína, estão avaliadas em R$ 19,5 milhões e são resultado do trabalho policial este ano.
Até maio deste ano, já foram apreendidas 6,3 toneladas de drogas, montante 28% maior do que o apreendido no mesmo período do ano passado. Segundo o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, a queima do entorpecente é o fechamento do ciclo de um trabalho árduo realizado diariamente pelo sistema de segurança.
Bonates esteve na fábrica onde o material foi queimado, ao lado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte; da diretora da Divisão de Recebimento e Análise e Distribuição de Inquéritos e Termos Circunstanciados de Ocorrência e de Armazenamento de Material Apreendido da Polícia Civil, delegada Leila Silva; e do subcomandante da PM, coronel Silvio Mouzinho.
“A apreensão de droga é diária em todos os lugares do estado, mas nosso foco são os rios, principalmente nas regiões do Alto e Médio Solimões”, disse o secretário de segurança.
Das mais de 6 toneladas apreendidas este ano, a maioria foi apanhada na capital, sendo 5,4 toneladas de maconha e 500 quilos de cocaína. No interior, foi apreendida 1,9 tonelada de maconha e 340 quilos de cocaína.
Esta foi a segunda incineração realizada neste ano. Em fevereiro, foram incineradas 5 toneladas de drogas, sendo 1 tonelada de cocaína e 4 toneladas de maconha.
De janeiro a maio, foram presas mais de 600 pessoas pelo crime de tráfico de entorpecentes, além de mais de 80 por associação ao tráfico. Também foram apreendidos 138 adolescentes por ato infracional análogo ao tráfico. Os números são preliminares.