Cetam aplica provas do processo seletivo com mais de 3 mil vagas no Amazonas

Foto> Cleudilon Passarinho

A Comissão Permanente de Concursos (Copec) do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), aplicou as provas do processo seletivo na manhã deste domingo.

Em Manaus, os candidatos concorreram a 1.220 vagas. As 2.120 restantes foram disputadas por candidatos de 32 municípios amazonenses. O Cetam ofertou vagas para cursos técnicos e especializações técnicas, nas modalidades de Ensino a Distância (EaD) e ensino presencial.

A aplicação das provas foi tranquila em todas as localidades. O diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, informa que o resultado do processo seletivo será divulgado dia 11 de janeiro de 2021, conforme consta no edital do concurso.

Quanto ao início das aulas, a direção do Cetam avisa que estão mantidas as datas de 15 de março para Manaus e 05 de abril para os 32 municípios. “Se houver alguma alteração, todos serão avisados previamente.”

As matrículas acontecerão no período de 18 a 22 de janeiro. Os candidatos aprovados deverão acessar o site da Copec (www.concursoscopec.com.br) para verificar quais documentos terão que apresentar.

 

Abrindo caminhos – O Cetam, enquanto instituição pública que oferta educação profissional para o Amazonas, manteve o compromisso de aplicar o processo seletivo para atender às demandas do mercado e manter a esperança de muitos candidatos.

“É uma expectativa muito grande, principalmente por conta da pandemia. E nós trabalhamos para que o processo seletivo funcionasse da melhor forma possível, sabendo que isso abre caminhos para o retorno de uma vida normal”, ressaltou o professor Salatiel Gomes, diretor da Escola Francisca Saavedra, unidade do Cetam na capital.

Para Maria Rosilene Souza, 28, é a oportunidade de seguir um novo sonho. “Já faz tempo que eu sei dos cursos técnicos do Cetam e agora me inscrevi. Decidi mudar de área. Saí de administração atrás do sonho de trabalhar na área de estética e cosméticos. Quero adquirir esse conhecimento, estagiar com uma grande médica e, futuramente, abrir um negócio próprio”, conta ela, desempregada no momento.

Cuidados – O Cetam reforça que a aplicação das provas transcorreu em segurança. Para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, foi seguido o Protocolo de Proteção e Prevenção à Covid-19. Respeitou-se o distanciamento dos candidatos em salas de aula, nas escolas havia álcool em gel e exigiu-se o uso de máscaras a todos.