CIDADE/Concurso da ALEAM tem provas realizadas após 14 anos

Roberto Cidade/Presidente da ALEAM/Foto: Herick Pereira

As provas do concurso público da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foram realizadas neste domingo, 14 de dezembro, marcando a retomada de uma seleção pública que não ocorria há 14 anos no Legislativo Estadual. O certame registrou aproximadamente 50 mil inscritos e integra o processo de recomposição e modernização do quadro de servidores da Casa.

Com o cumprimento de mais uma etapa do concurso, a presidência da Aleam destacou que a realização das provas representa o avanço de um compromisso institucional assumido pela atual gestão. O processo seletivo busca suprir a necessidade de reposição de servidores, diante do número de aposentadorias e da demanda por reforço em setores estratégicos da Assembleia.

Segundo o cronograma oficial, o gabarito preliminar das provas será divulgado nesta terça-feira, 16 de dezembro. Os candidatos poderão interpor recursos contra o gabarito nos dias 17 e 18 de dezembro. O gabarito definitivo e o resultado preliminar da prova objetiva estão previstos para o dia 22 de janeiro de 2026, com prazo para recursos entre 23 e 26 de janeiro.

O resultado definitivo da prova objetiva e a convocação para as provas práticas e discursivas serão divulgados no dia 5 de fevereiro. Já a prova discursiva, destinada a cargos específicos, está marcada para o dia 1º de março de 2026.

O concurso público da Aleam oferece 100 vagas para provimento imediato, sendo 60 destinadas a cargos de nível superior e 40 a cargos de nível médio, além de 263 vagas para formação de cadastro reserva. A organização do certame é de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).(Portal Marcos Santos/LR Notícias)