CIDADE: Leda Mara vai chefiar Ministério Público do Amazonas pelo biênio 2025/2026

Leda Mara vai chefiar MPAM/Foto: Divulgação

A promotora de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque vai chefiar o Ministério Público do Amazonas (MPAM) pela segunda vez (2018 a 2020).

Ela foi nomeada na tarde desta sexta-feira, 13 de setembro, pelo governador Wilson Lima como a nova procuradora-geral de Justiça (PGJ). O mandato é para o biênio 2025-2026.

Leda Mara, dessa forma, volta a chefiar o MPAM após quatro anos, em dois mandatos de Alberto Nascimento Júnior. Assim sendo, o atual PGJ devolve o comando a quem sucedeu.

Nomeação

Com a nomeação, o governador encerra a eleição interna em que procuradores e promotores de Justiça votaram para formar uma lista tríplice.

Leda Mara foi a mais votada, seguida por Lilian Maria Stone e Fábio Monteiro, que também já foi procurador-chefe por dois mandatos (2015-2018).

Perfil

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Leda Mara Albuquerque ingressou no MPAM em 1996 e atuou inicialmente na Comarca de Parintins.

Em Manaus, ela assumiu a 7ª Promotoria de Justiça junto à 4ª Vara Criminal. Além de sua atuação como promotora, Leda Mara já ocupou os cargos de Secretária-Geral e Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, além de integrar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).(Portal Marcos Santos/LR Notícias)