
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda nesta terça-feira (9) em Manaus, onde inaugurou, às 10h00, o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI).
O núcleo vai reunir forças voltadas à prevenção, repressão, inteligência e investigação de crimes na região amazônica, com investimento de R$ 36,7 milhões, recursos do Fundo Amazônia. O projeto integra o Plano Amazônia: Segurança e Soberania, que soma R$ 318,5 milhões em investimentos.
Durante a visita, Lula também reforçou o compromisso do governo federal com os pequenos e médios produtores da região, assegurando que ninguém será prejudicado por tarifas impostas a produtos brasileiros como açaí, mel e castanha. Segundo o presidente, um fundo de apoio já foi criado para garantir proteção aos produtores e ampliar mercados internacionais para a produção amazônica.
Produtores
“O produtor de açaí, o produtor de mel, o produtor de castanha, sabe, ninguém vai ser prejudicado porque o governo não vai permitir que pequenos e médios produtores sejam prejudicados por isso. E temos uma rede de alimentação escolar muito grande, se for necessário o governo assume a responsabilidade e não vai permitir que os nossos pequenos e médios produtores sofram com a irresponsabilidade da taxação sobre esses produtos aqui no Brasil”, comentou em suas redes sociais, o presidente.
Infovia
À tarde, a comitiva presidencial entregará a Infovia 04, que conecta Boa Vista ao Amazonas por cabos subfluviais, levando internet de alta qualidade a escolas, hospitais, universidades, prefeituras e serviços públicos, beneficiando 460 mil pessoas.
O governo também dará início às obras de interligação das infovias do Programa Norte Conectado, considerado um dos maiores projetos de infraestrutura digital da história da Amazônia, com mais de 12 mil quilômetros de cabos previstos para interligar capitais e municípios da região.(Portal Marcos Santos/LR Notícias/FOTO: Reprodução)