
Literatura brasileira, europeia e diversas nuances da cidade de Manaus foram os tópicos abordados pelos estudantes do Ensino Médio…
Com foco em Ciências Humanas e Linguagens, a 1ª Mostra Científica e Cultural da Escola Estadual (EE) Professor Francisco das Chagas Souza de Albuquerque, localizada no Centro de Manaus, foi encerrada nesta quinta-feira (10/04). O evento envolveu mais de 1,5 mil estudantes do Ensino Médio da instituição, com salas temáticas e apresentações rotativas.
Foram três dias de apresentações, nos turnos matutino e vespertino. A pluralidade temática foi a principal marca do evento, que trouxe temas literários brasileiros e de vanguardas europeias, além de também fazer um “raio-x” na cidade de Manaus, com turmas responsáveis por abordar questões como saneamento básico, cultura, pontos turísticos, transporte público, sistemas de reciclagem, saúde e segurança pública na capital amazonense.
Esse é o primeiro momento da Mostra Científica e Cultural da EE Profº Francisco Albuquerque no ano letivo de 2025. Em setembro, as apresentações voltarão a acontecer. De acordo com professor Neto Prata, responsável por uma das turmas, o momento já integra o calendário anual de atividades da unidade de ensino.
“A Mostra Cultural já acontece há muitos anos por aqui. Neste ano, o ineditismo ficou por conta das análises científicas que adicionamos. Cada turma tinha um professor conselheiro, que, junto dos alunos, organizava as apresentações. Estamos desde o início de março com esse trabalho, a participação deles [estudantes] é sempre carregada de muita curiosidade”, destacou o professor.
Novas descobertas
Nesta quinta-feira, as apresentações ficaram por conta das turmas da 1ª série do Ensino Médio, que apresentaram a cidade de Manaus por meio de diferentes perspectivas. De acordo com o aluno Ismael Lino, 15, o momento, para além de proporcionar conhecimentos sobre a formação da sociedade manauara, também serviu para trazer reflexões sobre temáticas antes não percebidas.
“Minha turma ficou com a questão dos transportes utilizados em Manaus. Eu fiquei com os transportes fluviais e, durante as pesquisas, aprendi mais sobre sustentabilidade, descarte correto dos lixos e muitas outras coisas “, ressaltou o estudante.
E para a aluna Emmily Fermim, 15, o novo horizonte de descobertas se deu na pesquisa sobre os pontos turísticos manauaras. A turma da estudante ficou responsável por apresentar sobre a formação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), as etnias indígenas originárias do território da cidade, comidas típicas, tendências musicais, além dos já citados pontos turísticos, urbanos e naturais.
“Foi muito legal. Manaus tem muitos locais superinteressantes, que a gente, que mora aqui, muitas vezes nem conhece. Eu, por exemplo, me apaixonei pelo Musa. Acho que conhecer a nossa própria cidade é muito importante, porque fortalece o pertencimento”, compartilhou a aluna.
A 1ª Mostra Científica e Cultural teve início na terça-feira (08/04). Nesses dias, a literatura foi a protagonista nas apresentações. Temas como o parnasianismo, surrealismo, dadaísmo, cubismo, expressionismo, simbolismo, realismo e romantismo foram os escolhidos para encenações teatrais, debates, e confecções de salas temáticas.(FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar)