CIDADE: Manaus amanhece encoberta por fumaça e qualidade do ar é considerada péssima nesta quinta (19)

Foto: Reprodução

Manaus amanheceu novamente encoberta por uma densa fumaça nesta quinta-feira (19) e a qualidade do ar na região já é considerada péssima. Esta é a segunda ocorrência do fenômeno em apenas dez dias, destacando a gravidade da crise ambiental. A situação no Amazonas é crítica, marcada pela seca dos rios e pelo aumento desenfreado de queimadas.

De acordo com dados divulgados pelo governo estadual, o estado já havia registrado recordes de focos de incêndio no mês de Agosto, e, entre os dias 1º e 18 de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) contabilizou 5.033 queimadas.

Além de prejudicar a visibilidade e a saúde da população, a fumaça também está impactando diretamente a qualidade do ar em Manaus. Segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), alguns bairros da capital registraram qualidade do ar “péssima”, enquanto outras regiões apresentaram níveis de poluição “muito ruim”.

A Zona Sul da cidade foi a mais afetada, com o bairro Aparecida registrando um índice de 207 µg/m³ às 7h30 desta quinta-feira, um número extremamente elevado, se comparado ao padrão considerado saudável, que varia de 0 a 25 µg/m³.(Portal Marcos Santos/LR Notícias)