
Em 2022, a cidade foi beneficiada com a modernização da iluminação pública pelo programa Ilumina+ Amazonas…
O município de Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus, comemora 93 anos de fundação nesta quinta-feira (16/07). Nesta data, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), destaca um avanço significativo para a cidade: a modernização do sistema de iluminação pública, instalada em dezembro de 2022, pelo programa Ilumina+ Amazonas, do Governo do Estado.
Com investimento de R$ 9,3 milhões, por determinação do governador Wilson Lima, a cidade foi beneficiada com a instalação de 4.166 pontos de LED, sendo 4.110 na sede do município, 42 na comunidade São José e 14 na comunidade Santo Antônio. O programa Ilumina+ Amazonas substitui por LED as antigas lâmpadas de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, que são mais poluentes.
O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, parabenizou a cidade, conhecida como a ‘Princesinha do Solimões’, pelo aniversário e destacou os benefícios da nova iluminação pública. “Hoje, celebramos os 93 anos de Manacapuru com iluminação pública moderna e mais sustentável, que proporciona mais segurança e qualidade de vida para a população. O Ilumina+ Amazonas também beneficiou os comerciantes e empreendedores que puderam estender o horário de funcionamento até a noite, gerando mais renda no município”, declarou.
Campêlo ressalta ainda que, além de ter maior eficiência energética e mais luminosidade, a iluminação de LED gera redução de até 60% no consumo de energia, o que proporciona economia também na conta de luz da prefeitura.
Ilumina+ Amazonas
O programa já alcançou 52 municípios do interior e 244 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, implantando, até o momento, mais de 98,6 mil pontos de LED. A meta do Governo do Amazonas é modernizar o sistema de iluminação pública de todos os 61 municípios do interior. Com isso, o Amazonas passará a ser o primeiro estado brasileiro com iluminação pública 100% em LED no interior.
O Programa Ilumina+ Amazonas deve retirar, em dez anos, mais de 151 mil toneladas de CO2 da atmosfera, uma contribuição do Estado do Amazonas no enfrentamento às mudanças climáticas. A quantidade equivalente à conservação de uma floresta do tamanho de 1.396 campos de futebol.(FOTO: Tiago Corrêa/UGPE)