
Dezoito pessoas foram presas nesta quinta-feira (13) durante a Operação Housekeeping 2, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), com o objetivo de desarticular grupos criminosos suspeitos de envolvimento em homicídios, sequestros e extorsões ocorridos em Manaus e no interior do estado. A ação contou com o apoio de outras forças policiais e resultou em prisões nas cidades de Iranduba, Presidente Figueiredo e também em São Paulo.
Entre os presos está Josivaldo de Oliveira Ruas, de 48 anos, capturado no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus. Ele é apontado como um dos envolvidos no sequestro e tortura de um idoso ocorrido em abril deste ano, no bairro Tancredo Neves, zona leste da capital.
Segundo a Polícia Civil, os investigados já vinham sendo monitorados pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) devido ao aumento de casos semelhantes registrados nos últimos meses.
Delegado Durante a coletiva de imprensa, o delegado Fernando Damasceno detalhou a atuação de alguns suspeitos e destacou a prisão de Giovanne da Silva Andrade, conhecido como “Guri”.
“Ambos praticaram, no mês de junho, um crime contra Ezequiel, uma vítima de 19 anos, motivado por motivos banais, uma discussão de rua. Os dois autores, tanto Rodrigo quanto Giovanne, que foi preso na data de ontem, são pessoas ligadas ao tráfico de drogas na região da zona leste de Manaus, conhecidos por serem faccionados também. Rodrigo já estava preso por outra ocorrência. Estávamos buscando Giovanne e ontem conseguimos lograr êxito na prisão dele, dando cumprimento a dois mandados de prisão”, explicou o delegado.
Lista
A lista divulgada pela PC-AM inclui seis mulheres entre os 18 presos. Os nomes confirmados são: Raymar Pereira Pinto (27), John Lennon Sousa da Silva (31), Rebeka de Menezes Belém (33), Janderlane Aguiar Carneiro (30), Emily Priscila Nogueira Barroso (22), Janderlane da Silva Pinheiro (23), Lucas Batista de Araújo (31), João Mário Santos do Nascimento (25), Andreza Carneiro dos Santos (27), Matheus Rodrigues de Almeida (25), Luna Mendonça Sales (22), Giovanne da Silva Andrade (28), Luan Serrão da Silva (33) e Josivaldo de Oliveira Ruas (48).
Crimes
As prisões foram realizadas por crimes que variam entre extorsão mediante sequestro, homicídio, tráfico de drogas e roubo. A Polícia Civil informou que a operação foi resultado de meses de investigação, com trocas de informações entre as delegacias do interior, a PC-SP e setores de inteligência.
Todos os presos foram encaminhados ao sistema prisional do Amazonas e permanecem à disposição da Justiça. Segundo as autoridades, novas fases da Operação Housekeeping devem ser deflagradas para capturar outros suspeitos que continuam foragidos.(Portal Marcos Santos/LR Notícias)










