Início ACIDENTE CIDADE/Vazamento químico no Distrito Industrial provoca forte odor em três zonas de...

CIDADE/Vazamento químico no Distrito Industrial provoca forte odor em três zonas de Manaus

Moradores-das-zonas-Sul-Centro-Sul-e-Centro-relataram-forte-cheiro-de-produto-quimico-e-sintomas-de-mal-estar-/Foto: Reprodução

Um vazamento de produto químico registrado na tarde desta quarta-feira (15) na petroquímica Innova, localizada no Distrito Industrial de Manaus, na zona Sul da capital, provocou a disseminação de um forte odor por bairros de diferentes regiões da cidade. Moradores das zonas Sul, Centro-Sul e Centro relataram sentir o cheiro e apresentar sintomas como mal-estar, tontura e irritação nos olhos e na pele.

Nas redes sociais, internautas manifestaram preocupação com a situação. Houve relatos de que o odor era comparável ao de resina ou cola de sapateiro, e algumas pessoas afirmaram ter procurado atendimento em unidades de saúde por conta dos sintomas. A sensação de sufocamento em ambientes fechados e abertos também foi mencionada por moradores do Centro da cidade.

Em nota, a Defesa Civil do Amazonas orientou a população a adotar medidas preventivas para reduzir os riscos de exposição ao produto químico. Entre as recomendações estão permanecer em locais abertos e bem ventilados, manter portas e janelas abertas, desligar aparelhos que captem ar do ambiente externo, como ar-condicionado e sistemas de ventilação, além de evitar a circulação pelo Distrito Industrial I e áreas próximas até nova orientação.

O órgão também orienta que pessoas que estejam na área afetada ou nas proximidades deixem imediatamente o local e se desloquem para uma região segura da cidade. Em caso de sintomas como irritação nos olhos ou na pele, tontura, náusea ou dificuldade para respirar, a recomendação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. A Defesa Civil informou ainda que segue monitorando a ocorrência em conjunto com os demais órgãos competentes.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atuaram no local para conter o vazamento, e não há registro oficial de feridos. Na manhã desta quinta-feira, a instituição enviou carros pipas para resfriar o depósito de gás onde houve o vazamento e evitar quaisquer outros transtornos.

As causas do incidente ainda não foram divulgadas, e o caso deverá ser investigado para esclarecer as circunstâncias do vazamento na unidade da petroquímica Innova.(FONTE: Portal do Marcos Santos/LR Notícias/FOTO: Reprodução)