CMM adota iluminação lilás e chama atenção para a prevenção do câncer de colo uterino

Durante todo o mês de março a fachada do Paço Legislativo dos Manaos, sede da Câmara Municipal de Manaus (CMM) estará com iluminação cênica na cor lilás, com o objetivo de chamar atenção da população manauara, em especial às mulheres, para importância da prevenção do câncer de colo de útero, doença que se tornou um grave problema de saúde pública, no Brasil.

“Entendemos ser de fundamental importância aderir ao Movimento Estadual Março Lilás, instituído no âmbito do estado do Amazonas, por meio de lei sancionada em janeiro deste ano pelo governador Wilson Lima”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Joelson Silva (PSDB).

De acordo com o presidente, dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que no biênio 2018/2019, o Brasil terá quase 17 mil novos casos de câncer de colo uterino. Só no Amazonas estima-se que serão cerca 840 novos casos e, a maioria deles, serão de mulheres residentes em Manaus. “Precisamos chamar atenção sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e repassar orientações sobre o tratamento adequado dessa doença”, afirma.

Além da iluminação cênica da sede, durante todo o mês de março a CMM vai divulgar mensagens em suas mídias sociais e na rede interna de computação, chamando atenção para importância da prevenção e do diagnóstico precoce para diminuir a incidência e mortalidade dessa doença.

O autor da lei que criou o Movimento Estadual Março Lilás é o ex-deputado Luiz Castro (Rede), atual secretário de estado da Educação do Amazonas.