CMM aprova PL que obriga instalação de sensor e válvulas de bloqueio a vazamentos de gás, em Manaus

Vereador Amauri Colares, PL contra vazamento de gás/Robervaldo Rocha

Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram hoje, quarta-feira(27), o Projeto de Lei (PL) 331/271, que obriga a instalação de sistema sensor e válvulas de bloqueio para detectar e prevenir vazamento de gás em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços em Manaus. O projeto segue para Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CEFEO).

O PL de autoria do vereador Amauri Colares (PRB), torna ainda, obrigatória a instalação do sistema em postos de abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV) e em estacionamentos, quando houver veículos movidos a gás natural no local.

Segundo Amauri Colares, a finalidade do projeto é evitar acidentes causados por vazamento de gás. Ele afirma que o sistema de sensor e válvulas de bloqueio pretende trazer maior segurança ao cidadão manauara, evitando de forma eficaz os sinistros inexplicáveis que ocorrem em outros Estados.

Amauri Colares também lembrou o caso, ocorrido no ano passado, de uma explosão com um caminhão que estava sendo abastecido por nitrogênio, na fábrica White Martins, localizada na Avenida Autaz Mirim, no Distrito Industrial de Manaus, zona Leste e lamentou a falta de fiscalização dos órgãos competentes do Estado e município.

“O problema é sério e engloba vários fatores, vidas são expostas a esses riscos. Este projeto foi a maneira mais eficaz que achei para prevenir e evitar acidentes com gás, detectando o seu vazamento e acionando a imediata interrupção do fornecimento, para que acidentes como esses não venham acontecer na cidade”, argumentou Amauri Colares.