CMM confirma presença em encontro nacional de intercâmbio entre escolas do legislativo

Presidente Joelson Silva reunido na Escola do Legilativo da CMM/Foto>Robervaldo Rocha

Na busca por novas experiências que possibilitem o fortalecimento institucional e a oferta de novos cursos que beneficiem tanto os servidores quanto a própria população, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva (PSDB), confirmou a participação da casa legislativa no 35º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), evento que será realizado pela segunda vez em Manaus, nos dias 03, 04 e 05 de junho, com a participação de diretores das escolas do Legislativo e de Contas de todo o Brasil.

O convite para o encontro, que este ano está programado para acontecer na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foi entregue pessoalmente pelo presidente da Abel, Florian Augusto Madruga, na quinta-feira (13), na CMM, durante reunião com a diretoria da Escola do Legislativo Vereadora Lea Alencar. O objetivo é realizar um profundo debate sobre assuntos relacionados às atividades e projetos desenvolvidos pelas escolas do legislativo nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Adepto a esse tipo de evento, Joelson Silva destacou o trabalho realizado pelo Senado Federal junto às escolas legislativas.

“O Senado é solícito e está sempre em busca dessa parceria com as casas legislativas municipais e estaduais espalhadas pelo Brasil. Esse Encontro vai servir para o fortalecimento da nossa escola, para termos boas referências e ampliarmos nosso horizonte, na busca de instrumentos que aproximem a população da Câmara com ofertas de cursos profissionalizantes, tanto para os servidores quanto para o cidadão”, disse Joelson Silva.

Mais espaço

Desde o ano passado, devido à grande procura por cursos profissionalizantes, o presidente da CMM avalia a possibilidade de ampliação da Escola do Legislativo Vereadora Lea Alencar, com a criação de novas salas para laboratórios de informática e ampliação da biblioteca.

“Esse convite vem fortalecer a parceria com o Senado no sentido de qualificar não somente o servidor da Câmara, mas o cidadão que busca a profissionalização por meio dos cursos oferecidos gratuitamente por esta casa. Estamos com esse projeto praticamente pronto. A Câmara tem condições de oferecer essa contribuição social ao cidadão manauara”, afirmou Joelson.

O presidente da Abel enfatizou que o Senado está de portas abertas para o apoio necessário, principalmente em relação a cursos e doação de livros. “Temos livros editados pelo conselho editorial do Senado Federal que abrangem toda a história, cultura e legislação brasileira, que estarão gratuitamente à disposição da Câmara Municipal de Manaus”, observou Florian, acrescentando que, também, ficam disponíveis por meio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e por meio do Interlegis, cursos presenciais e à distância gratuitos.

“Essas escolas devem capacitar seus servidores para melhor atender não somente dos parlamentares, mas principalmente do cidadão”, concluiu o presidente da Abel.