Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberaram durante a Sessão Plenária, da terça-feira(09),o projeto de lei 072/2019, que institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos, a ser realizada na última semana de setembro.
O projeto de lei é de autoria do vereador Sargento Bentes Papinha e tem por objetivo intensificar as atividades de promoção e apoio à doação de órgãos e tecidos para transplantes. Entre as ações previstas estão palestras educativas, simpósios e distribuição de material informativo sobre o assunto.
“Aproveitando que no dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos, estou propondo que os órgãos públicos municipais realizem, durante uma semana, atividades divulgando a importância da doação de órgãos e mostrando como esse ato pode ajudar uma pessoa a ter uma vida melhor”, defende o vereador Sargento Bentes Papinha.
A coordenadora estadual de transplantes, Leny Passos, explica que o transplante de órgãos é a única alternativa de tratamento para algumas doenças, como por exemplo a doença renal crônica. “O doente renal crônico depende da máquina de hemodiálise para sobreviver e a única alternativa é o transplante renal”, explica.
Ela explica que qualquer cidadão pode ser doador de órgãos e que as pessoas devem manifestar esse desejo em vida, deixando seus familiares conscientes dessa intenção, pois somente a família poderá autorizar a retirada dos órgãos após o falecimento.
A coordenadora considera de extrema importância a instituição da semana municipal de incentivo à doação de órgãos. “Quanto mais se falar sobre doação de órgãos mais as pessoas serão conscientes de que sendo doadora ela ajuda alguém a ter mais qualidade de vida”, defende.
O estado do Amazonas possui uma Central Estadual de Transplantes e um Banco de Olhos e possui credenciamento do Ministério da Saúde para realizar transplantes de córnea, rim e fígado.