CMM promulga Projeto que concede medalha de ouro ao publicitário Durango Duarte

Presidente Joelson Santos promulga PDL que concede Medalha ao Publicitário Durango Duarte /Foto:Aguillar Abecassis

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai homenagear com a “Medalha de Ouro Cidade de Manaus”, o empresário e publicitário Durango Duarte, pelos relevantes serviços prestados à sociedade manauara. O Projeto de Decreto Legislativo nº 040/2019, que concede a honraria é uma iniciativa do vereador Joelson Silva (PSDB), aprovado por unanimidade pelos parlamentares e promulgado hoje, quarta-feira (14), no plenário Adriano Adriano Jorge da Casa Legislativa.

Para Joelson Silva, a entrega da medalha é um reconhecimento aos serviços prestados pelo publicitário à capital do Amazonas. “Durango Duarte é um profissional que tem contribuído com o crescimento da cidade de Manaus, gerando empregos, resgatando a história da cidade e promovendo pesquisas. Essa homenagem é mais do que justa”, disse o parlamentar.

Sobre o homenageado

Durango Duarte nasceu em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, e veio para Manaus ainda jovem. É empresário de comunicação e marketing e atualmente tem realizado um importante trabalho de regaste da história da capital do Amazonas, com publicações em seu blog onde é possível acessar artigos, estudos e análises relativas aos fatos históricos envolvendo a cidade de Manaus.

Em 1990, começou a desempenhar um trabalho embrionário de pesquisas de opinião pública, em parceria com os professores do Departamento de Estatística da Universidade Estadual do amazonas (UEA), e, concomitantemente, desenvolveu a primeira apuração paralela ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. Ressalte-se que naquela época a contagem dos votos demorava mais de vinte dias para ser finalizada. Mesmo assim, Durango antecipou o resultado da eleição de governador menos de sete dias após o pleito, projeto realizado com o jornalista Umberto Calderaro Filho, fundador da Rede Calderaro de Comunicação.

O trabalho de pesquisa informal continuou até a eleição de 1992, pois em 13 de julho do ano seguinte, Durango fundou a Perspectiva Tecnologia da Informação que se notabilizou por ser a única empresa de pesquisa a acertar todos os resultados eleitorais no estado do Amazonas. Além das pesquisas eleitorais, a Perspectiva, que depois passou a adotar a denominação #PESQUISA365 Informações Inteligentes, já desenvolveu mais de mil projetos de pesquisa de opinião e de mercado, com destaque para o Top of Mind, que apresentava as marcas e produtos mais presentes na mente do consumidor amazonense e cuja última edição ocorreu em 2013.

Em 2005, o pesquisador lançou sua primeira obra literária intitulada “Informação é tudo”, um livro técnico sobre a sucessão municipal de 2004 em Manaus. E foi através dos livros que Durango deu início a um processo de valorização da história da cidade que o acolheu, um hobby que acabou se tornando uma missão: recuperar e preservar a memória da capital amazonense.

Obras publicadas

Durando ainda editou e publicou as seguintes obras: Caso Delmo: o crime mais famoso de Manaus (2011), 343 Manaus (2012), 61 dias em 1964 – 50 anos do Golpe Militar (2014), Um Historiador, alguns fatos inéditos e muitas histórias: uma homenagem a João Batista de Faria e Sousa (2014), DD Charges (2014), Crônica de Manaus (2017) e José Osterne de Figueiredo: um grande azarado ou um assassino em série? (2017).