O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus) recebeu a ertificação ESG (Environmental, Social e Governance), pelo trabalho desenvolvido durante a 3ª Feira do Polo Digital de Manaus (3ª FPDM), em 2021. Em sua tradução literal, o ESG significa “Ambiental, Social e Governança” e, atualmente, é uma das principais certificações procuradas por grandes empresas e diferentes modelos de gestão e negócios, por representar um compromisso público com a sustentabilidade e as gerações futuras.
Conferida pela empresa Residuum – Gestão e Logística Reversa de Resíduos Sólidos, a certificação foi conquistada devido ao projeto de gestão e destinação, de forma ambientalmente correta, de todos os resíduos gerados em todas as etapas da 3ª FPDM: desde a pré-feira (montagem dos stands); durante os três dias do evento, realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM); até ao pós-feira (desmontagem dos stands). “Todo processo de gestão e destinação foi baseado na Norma ISO 20121, que é a norma que estabelece critérios para a realização de eventos sustentáveis, o que confere ao Codese Manaus, através do relatório de accountability, o compliance ambiental necessário para o cumprimento tanto dos critérios (Governance), quanto o de (Environmental), tendo também cooperativas beneficiadas com a doação dos resíduos, o que contribui com o (Social), gerando trabalho e renda para várias famílias”, destacou o CEO da Residuum, Maurilio Correia.
Todos os resíduos recicláveis, gerados no período do evento, foram doados para uma cooperativa de catadores de materiais reciclados da capital amazonense. “Com certeza esse trabalho contribuiu não só para o meio ambiente, mas para a parte social dessas famílias integrantes das cooperativas, assim como reflete na economia. E fomentar cadeias produtivas e econômicas na cidade está entre os objetivos do Codese Manaus”, afirma o presidente da instituição, Euler Guimarães.
Parceiros recebem Selo Reciclabilidade
Além do Codese Manaus, a Residuum concedeu o Selo Reciclabilidade aos co-realizadores da 3ª FPDM, são eles a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM) e Banco da Amazônia. “É um reconhecimento diante do comprometimento dessas renomadas instituições para com a sociedade. Isso mostra como o Codese Manaus vem trabalhando arduamente, buscando soluções para cumprir com os objetivos e as metas propostas pelo conselho para termos uma Manaus melhor para se viver”, declarou Maurilio Correia.
Pesquisa aponta a alta da ESG no Brasil
Uma pesquisa realizada pela Amcham, e apresentada durante o Prêmio ECO, mostrou a forte alta no tema ESG no Brasil, especialmente no mundo empresarial. Realizada com 178 líderes de companhias e startups em operação no Brasil, a maioria dos que responderam à pesquisa, aproximadamente 95% dos participantes, informou já ter iniciado algum nível de engajamento e ações sustentáveis da companhia, sendo que 68% já reconhece benefícios diretos dessa agenda no negócio. Outro dado importante é que, de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), um a cada três brasileiros buscam por produtos, serviços e eventos ecologicamente responsáveis antes de tomar uma decisão de consumo, sendo a certificação ESG uma forma de atestar aos consumidores esse compromisso.
Fotos: Divulgação