
Texto: Peta Cid
Com três para apresentações apoteóticas, o boi bumbá Caprichoso sagrou-se bicampeão do 56° Festival Folclórico de Parintins com 1259 pontos, apenas dois décimos de diferença.

O boi Garantido recebeu 1258,8 pontos. As notas foram lidas pelo presidente da comissão de jurados, Thiago Soares, na tarde desta segunda-feira (3), em apuração realizada no Bumbódromo.
Apuração foi tensa do começo ao fim com os dois bois empatados com duas noites apuradas. O campeão só veio na terceira noite, dando ao azul o título de bicampeão.
O boi levou para a arena do Bumbódromo três espetáculos grandiosos fazendo jus à importância do Festival de Parintins como patrimônio cultural do Brasil.
O Caprichoso brincou de boi, celebrou o Brado do Povo Guerreiro, a ancestralidade, a resistência dos povos e a revolução por meio da cultura popular produzida no coração da Amazônia. O bumbá reafirmou a defesa dos povos originários, as lutas, falou de suas raizes e tradições.
Presidente
Em seu último ano como presidente e com a certeza do dever cumprido, o presidente do Caprichoso, Jender Lobato, estava muito emocionado. Ele dedicou a vitória a todos os itens, artistas, aos trabalhadores do bumbá e disse que o título é a premiação a quem respeita o festival.
“Vencemos na arena, no amor, no respeito ao festival, ao povo de Parintins. Caprichoso se preparou, venceu os obstáculos e isso som que é superação. Venceu o boi que fez o maior espetáculo que esse Bumbódromo já viu”, disse emocionado Jender Lobato.
Uma grande festa ganhou as ruas da cidade pela torcida colorindo as ruas da Ilha de azul e branco. A galera lotou o curral Zeca Xibelão numa festa marcada por muita emoção.
As ruas de área de baixo da Ilha ficaram tomadas de torcedores na passeata rumo ao Xibelão. O Caprichoso também levou para o curral Zeca Xibelão, o troféu de campeão e de melhor galera e ainda ganhou o troféu de boi da sustentabilidade do projeto “Recicla, Galera”, sagrando-se também bicampeão.(Portal Marcos Santos/LR Notícias)