Em um duelo entre duas equipes que fazem campanhas bem distintas no Campeonato Brasileiro, o Flamengo visita o Paraná hoje, domingo, às 18h(de Manaus), no Estádio Durival de Britto, em Curitiba (PR), pela trigésima rodada.
Os rubro-negros, embalados pela vitória maiúscula por 3 a 0 sobre o Fluminense no clássico carioca da jornada passada, ganharam seus dois últimos compromissos e somam 55 pontos na terceira colocação, quatro pontos a menos que o líder Palmeiras.
Já o Paraná Clube atravessa uma crise histórica. Segura a lanterna com 17 pontos, dez a menos que o penúltimo colocado Sport, e está virtualmente rebaixado. A derrota de 2 a 0 para o Bahia no sábado passado representou o 15º duelo consecutivo sem triunfo.
Apesar do mau momento dos paranistas, os jogadores do Flamengo pregam respeito ao rival.
Sobre as metas do Flamengo nesta reta final, apesar de a torcida falar em título, Dorival Júnior, treinador do Rubro-Negro, prefere pensar no jogo a jogo.
“Temos que fazer nossa parte, buscar nossos resultados. Não pretendo transferir responsabilidade, mas tem uma distância considerável para o líder neste momento, pois todos gostariam de ter quatro pontos a mais na tabela de classificação. Temos conhecimento de que serão pontos fundamentais e por isso mesmo precisamos pensar no jogo a jogo”, disse Dorival.
Em termos de escalação o Flamengo vai manter a base que vem jogando e que derrotou o Fluminense. A única alteração em relação ao duelo passado será o retorno do goleiro Diego Alves, recuperado de dores nas costas, que reaparece no lugar de César. Apesar do mistério mantido por Dorival, o meia Diego, recuperado de dores na coxa direita, deve ficar como opção no banco de reservas.
Além da péssima situação na tabela de classificação e de seus jogadores evitarem explicações, o Paraná ainda perdeu seu treinador. Claudinei Oliveira optou por se transferir para a Chapecoense e Dado Cavalcanti foi contratado, estreando justamente diante do Flamengo. Ele estava desempregado desde que saiu do Paysandu no meio do ano.
Contratado para um trabalho de longo prazo, já que a diretoria jogou a toalha em termos de rebaixamento, o treinador garante foco no Flamengo.
“Uma coisa é pensarmos na próxima temporada e isso sim vai ser feito pois não é um trabalho de curto prazo. Mas isso não significa que não vamos encarar estas nove partidas que nos restam com a seriedade que o Campeonato Brasileiro exige dos seus participantes. Temos que encarar esses jogos como se estivéssemos brigando pelo título, com a mesma motivação. O torcedor está descrente e magoado. É um momento delicado, mas estou extremamente otimista. Tenho certeza de que podemos fazer um belo trabalho, começando por esta reta final de Campeonato Brasileiro”, analisou o novo comandante.
O novo treinador do Paraná teve pouco tempo para trabalhar a sua equipe e vai mexer o menos possível no time. Atendendo a uma orientação do auxiliar-técnico Lucio Flavio, ex-jogador do Botafogo, vai promover o retorno do lateral-esquerdo Mansur na vaga de Igor.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), e o Flamengo levou a melhor, ganhando por 2 a 0. Naquela ocasião, Diego e Felipe Vizeu marcaram os gols do duelo.
FICHA TÉCNICA
PARANÁ-PR X FLAMENGO-RJ
Local: Estádio Durival de Britto, em Curitiba (PR)
Data: 21 de outubro de 2018 (Domingo)
Horário: 19h(de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Neuza Ines Back (Fifa-SC)
PARANÁ: Richard, Júnior, René Santos, Rayan e Mansur; Alex Santana, Leandro Vilela, Deivid, Silvinho e Juninho; Rafael Grampola
Técnico: Claudinei Oliveira
FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Réver, Léo Duarte e Renê; Gustavo Cuéllar, Willian Arão, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro e Vitinho; Fernando Uribe
Técnico: Dorival Júnior
Jogos de ontem:
Botafogo 0 x 1 Bahia
América (MG) 1 x 1 Grêmio
Sport 2 x 1 Vasco
São Paulo 0 x 0 Atlético PR
Outros de HOJE:
Vitória x Corinthians – 15h00
Fluminense x Atlético MG
Palmeiras x Ceará
Cruzeiro x Chapecoense – 18h00
Paraná x Flamengo
Amanhã
Internacional x Santos -19h00