Com nove postos, em pontos estratégicos, Manaus inicia a 20ª edição da campanha Vacina Amazonas

Secretário Samad(Saúde), abre a vacinação/FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

A 20ª edição da campanha Vacina Amazonas iniciou, nesta sexta-feira (17/09), com aplicação de reforço e segunda dose de imunizante contra a Covid-19. Pessoas que não foram vacinadas também podem receber o imunizante. O mutirão teve início às 9h e seguirá até as 19h, retomando o atendimento no sábado (18/09), às 9h, e seguindo até as 18h, em nove pontos estratégicos da cidade, que disponibilizam 100 postos para imunização nos dois dias.
O mutirão é coordenado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Manaus. De acordo com o secretário titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), médico Anoar Samad, o Governo preparou uma estrutura completa nos nove pontos espalhados pela cidade para facilitar o acesso da população à vacina e ampliar a cobertura vacinal.

FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

“Desta vez nós fizemos diferente, então colocamos somente um drive-thru. Eu me lembro que a gente abria Vasco Vasques, Arena da Amazônia. Desta vez, devido ao público-alvo, nós espalhamos pela cidade os postos de vacinação para justamente facilitar o acesso dessas pessoas”, destacou o secretário.

Locais de vacinação – Os postos de imunização estão distribuídos entre o Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, que funciona exclusivamente na modalidade drive-thru nos dois dias; Policlínica João dos Santos Braga; Parque Municipal do Idoso; e as Escolas Estaduais Senador Evandro Carrera, Zilda Arns Neumann, Aristóteles Comte de Alencar, Waldocke Fricke, além das escolas estaduais de Tempo Integral, Maria Rodrigues Tapajós e Francisca Botinelly Cunha e Silva.

A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus) também disponibiliza seis pontos estratégicos e postos de vacinação que incluem 31 unidades básicas de saúde.

Atendimento – Ao todo, a grande força-tarefa conta com o trabalho de 1,4 mil servidores do Estado para garantir a imunização das pessoas que compareçam aos postos ao longo dos dois dias.

O primeiro vacinado com a dose de reforço no Sambódromo, João Bosco Botelho, 73, recebeu a aplicação do imunizante pelas mãos do secretário de Saúde.

“Foi uma imensa honra ter sido vacinado pelo secretário de Saúde, mas eu quero reafirmar a importância da vacina, é vacinar. Então eu faço um apelo para que todos se vacinem. Acima de 70 anos, estão no prazo, estão dentro do prazo legal, vacinem-se. Muito obrigado”, disse o vacinado.

Endereço das escolas que terão postos de vacinação no mutirão Vacina Amazonas:

• Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira – Avenida da Felicidade, s/nº, Conjunto Viver Melhor, zona norte

• Ceti Zilda Arns Neumann – Rua Santa Marta, s/nº, Comunidade Jesus Me Deu, Colônia Terra Nova 4, zona norte

• Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar – Avenida Presidente Médici, 500, Coroado 3, zona leste

• Escola Estadual Waldock Fricke de Lyra – Rua Santa Helena, s/nº, Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona norte

• Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós – Rua Goiânia, 701, Redenção, zona centro-oeste

• Escola Estadual de Tempo Integral Francisca Botinelly Cunha e Silva – Avenida Dom Pedro I, s/nº, Dom Pedro, zona oeste