Com o objetivo de apoiar ações Municipais, UGPE realiza mapeamento das pontes da Comunidade da Sharp 

Mapeamento das pontes de acesso à comunidade Sharp/FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas realizou, nesta terça-feira (28/12), realizou o mapeamento das pontes e acessos da Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus. O trabalho, que contou com o apoio do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) local, visa colaborar com a Prefeitura de Manaus na recuperação dos acessos feitos por pontes na comunidade.

A ação foi alinhada a partir de uma reunião ocorrida no último dia 10, na UGPE, com a participação da Defesa Civil Municipal e de representantes da comunidade, a fim de discutir um plano de contingência para o local, que sofre com as alagações provocadas pelas chuvas.

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, explicou que a ação tem como objetivo colaborar com o Município e com as famílias que ali estão, enquanto as obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) ainda iniciam na área. O programa prevê o reassentamento de cerca de 2 mil famílias na comunidade.

“Por ser uma das nossas áreas de intervenção, a intenção é apoiarmos as ações em prol das famílias que ali estão”, disse.

O engenheiro civil da UGPE, Petrônio Gato, afirmou que os dados levantados pelos técnicos e engenheiros serão repassados aos órgãos municipais, como a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e à Defesa Civil, para que possam atuar em ações preventivas, visando a segurança dos moradores da área.

“O fato de já termos a área toda mapeada digitalmente, em virtude da desapropriação pelo Prosamin+, foi um facilitador para observarmos as imagens georreferenciadas e realizarmos o mapeamento prévio das condições dos acessos”, explicou.

O morador e membro do Nupdec da Comunidade da Sharp, Celso Ventura, afirma que é de extrema importância essa parceria entre os órgãos e o grupo, para a prevenção de acidentes com os moradores do local.