Conselho Municipal de gestão estratégica discute planejamento de saúde em Manaus

Secretária Conceição Sampaio a aproximação da sociedade civil coma gestão pública/Foto: Nathalie Brasil

Representantes do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE) discutiram na tarde de ontem, quinta-feira(25), eixos estratégicos que o município tem adotado na área da saúde, num encontro realizado na sala de reunião do Palácio Rio Branco, na avenida Sete de Setembro, e que contou com a presença de secretários da Prefeitura de Manaus.

“Para que o plano de ação para 2030 seja desenvolvido no dia a dia, o prefeito Arthur Virgílio Neto criou o CMGE, exatamente para trazer o conhecimento à sua gestão. Esse conselho traz a sociedade civil para dentro da prefeitura, junto com o capital intelectual dessas pessoas. Então é a sociedade civil ao lado da gestão pública, representada pelos secretários nas reuniões de alinhamento, onde estamos construindo a Manaus 2030”, destacou a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, presente no encontro.

Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, apresentou os indicadores por meio dos quais o órgão trabalha para alcançar as metas estabelecidas para melhorar a qualidade da saúde pública na capital. As reuniões com o Conselho Municipal de Gestão Estratégica acontecem com frequência para que todas as secretarias municipais apresentem seus indicadores, de acordo com suas áreas de atuação, para colaborar com o trabalho que a prefeitura realiza no dia a dia da cidade.

Além da Semsa, estiveram presentes os titulares da Secretaria Municipal da Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Lucas Bandiera, do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Claúdio Guenka e o subsecretário de Gestão da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Alain Costa.

A reunião foi presidida pelo advogado e presidente do conselho, Félix Valois Júnior, que em seu discurso de abertura reforçou a importância da colaboração do conselho, em parceria com a Prefeitura de Manaus, para tornar o planejamento estratégico uma realidade até 2030.

Os conselheiros foram empossados pelo prefeito Arthur Virgílio Neto em abril deste ano e são uma Organização de Sociedade Civil, ou seja, a escolha é uma forma de reunir profissionais fora do Executivo municipal para colaborar com o trabalho que a prefeitura vai realizar.