COP30/ALUNOS do IEA representarão o Amazonas na COP 30, em Belém

COP30/Estudantes_do_IEA/Projeto(Foto_Euzivaldo_Queioz)

Os estudantes do Ensino Médio conquistaram o prêmio Criativos da Escola que permitiu sua participação na conferência…

Alunos do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), Centro, zona sul de Manaus, estão entre os representantes da rede estadual de ensino que representarão o Amazonas na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA). O projeto desenvolvido pelos estudantes da terceira série do Ensino Médio foi vencedor, dentre 1,5 mil projetos, do Prêmio Criativos da Escola + Natureza, promovido pelo Instituto Alana.

O projeto “O diálogo com a natureza: povos indígenas e a sustentabilidade”, desenvolvido pelos alunos, visa o diálogo com pertencentes das etnias e lideranças indígenas, utilizando a sabedoria ancestral para pensar soluções práticas e sustentáveis foi apresentado. A iniciativa valoriza os saberes ancestrais dos povos indígenas da Amazônia como resposta aos desafios ambientais agravados pela crise climática.

Para celebrar o feito, uma comitiva formada pela diretora da escola, professores e alunos que integram o projeto estiveram na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar onde foram recebidos pela titular da pasta, Arlete Mendonça. Na ocasião, o grupo exibiu os troféus conquistados e apresentou a comitiva que irá para a COP 30, formada por professores e três alunas.

A secretária de educação, Arlete Mendonça, afirmou que é gratificante ver a adesão das escolas aos projetos como este, promovida por instituições parceiras, e afirmou que, com o estímulo correto, voltado para o crescimento dos estudantes, os alunos da rede estadual de ensino podem chegar muito longe. E ressaltou a importância da Secretaria de Educação divulgar projetos destas iniciativas, dentro das escolas, visando o desenvolvimento do aluno.

“Estamos muito felizes, enquanto secretaria de estado, em saber que as nossas escolas estão nessa dinâmica de, a Secretaria fazer a divulgação de projetos importantes, e por sua vez, poder implementar esses projetos nas escolas fazendo com que os alunos tornem-se os protagonistas”, completou a secretária.

Rumo a COP 30

Uma das estudantes que estará presente durante a conferência em Belém é a aluna Jhulie Haddad, 17 anos. Como uma estudante de origem não indígena, para a aluna foi uma troca cultural e enriquecedora que permitiu uma mudança de perspectiva inesperada.

“Como vamos para a COP, nós estudamos, temos reuniões com o instituto Alana e o Criativos da Escola para, justamente, nos prepararmos para estar lá e isso é muito legal porque nós temos trocas culturais nessas reuniões”, contou a aluna.

Para a aluna Macelly Carvalho,18 anos, aluna de origem indígena Tupinambá, a experiência de participar do projeto e poder estar na COP 30 é incrível, já que ela pode apresentar um pouco de sua cultura.

“Ensinar o pessoal da minha sala, todos os meus costumes, as coisas que nós fazíamos e os rituais foi muito significativo para mim que quero ser professora. Na COP 30 eu posso aprender experiência, porque minha mãe é tuxaua e eu como primogênita vou ficar no cargo dela e vou participar desse tipo de evento mais para a frente”, contou a aluna.(FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar)