A mãe do presidente Jair Bolsonaro, Olinda Bonturi Bolsonaro, foi enterrada em Eldorado (SP) na tarde desta sexta-feira (21), em cerimônia acompanhada por amigos e parentes. Entre eles estava o presidente, que chegou à cidade no início da tarde após cancelar viagem à Guiana. Os repórteres Fernanda Burger e Emerson Ramos, da Record TV, acompanharam a movimentação na cidade.
Olinda Bonturi Bolsonaro, de 94 anos, faleceu durante a madrugada após duas paradas cardiorrespiratórias, segundo a prefeitura. Olinda foi diagnosticada com infecção urinária e estava internada desde segunda-feira (17) em um hospital em Registro, cidade vizinha, devido a um quadro de desidratação. A matriarca da família Bolsonaro sofria da doença de Alzheimer.
O presidente cancelou viagem oficial à Guiana e voltou às pressas para o país. O chefe do Executivo deixou o hotel em que estava hospedado em Paramaribo, capital do Suriname, às 7h59 e embarcou para São Paulo às 09h00. Da capital paulista, o presidente seguiu de helicóptero até Eldorado, no interior de São Paulo, onde dona Olinda vivia.
O velório começou por volta das 10h30 na cidade de Eldorado e contou com policiamento reforçado. Em vários momentos chegaram coroas de flores ao salão paroquial. Pouco após as 16h, os parentes e amigos que acompanhavam o ato seguiram a pé pela cidade acompanhando o carro funerário. O presidente Bolsonaro se pôs à frente do cortejo e se emocionou ao longo do trajeto.
O chefe do Executivo foi acompanhado também por repórteres e seguranças. O enterro ocorreu por volta das 17h00, e Bolsonaro seguiu para a casa da mãe, juntamente com a mulher, Michelle Bolsonaro, os filhos e outros parentes.(R7 Brasília)