O corpo do ex-governador Amazonio Mendes chegou no fim da manhã desta quinta-feira (16) a Manaus, onde o político será velado. O avião que transportou o caixão saiu de São Paulo, onde ele faleceu, no início da manhã e pousou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes por volta das 11h30.
O cortejo segue do aeroporto para o Teatro Amazonas, onde acontecerá a cerimônia até o sábado (18). O caixão será posicionado no hall do teatro, para que familiares, políticos e a população em geral possam se despedir do ex-governador.
A previsão é que as primeiras homenagens no local comecem às 14h, e à principio, seja restrita apenas para a família do político e autoridades.
A visitação do público vai ter início às 17h00, desta quinta-feira, seguindo até as 05h00 da manhã do sábado, em regime de 24 horas. No entanto, para ter acesso ao funeral na madrugada do último dia é necessário estar na fila até meia-noite de sábado.
Na manhã de sábado, será realizado, às 08h00, um culto reservado à família, seguido pela solenidade de honras militares. A saída do cortejo acontecerá às 09h00, com passagem pelo Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro; primeira unidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), situada na Avenida Leonardo Malcher; sede do Governo, Avenida Brasil, e segue para solenidade de cremação reservada à família.
Acesso para população
A fila de acesso ao funeral será formada na lateral do Teatro Amazonas, com entrada pela porta da lojinha, ao lado da Rua José Clemente, e saída pela porta da bilheteria (jardim do teatro).
A população que for ao local, também vai poder acompanhar o funeral a partir de dois telões posicionados no Largo de São Sebastião.
Para a realização da solenidade, o Governo do Estado disponibilizará tendas para a formação de fila de visitação do público, ambulâncias, equipes de enfermagem e do Corpo de Bombeiros e agentes das forças de segurança pública, que atuarão nas imediações. Haverá, ainda, distribuição de água.
Trajetória política
Natural do município de Eirunepé, Amazonino Mendes tinha 83 anos de idade. Em sua longa carreira política foi Senador da República, prefeito de Manaus por três mandatos e quatro vezes governador do Estado. O político amazonense faleceu no domingo (12), em São Paulo, onde estava internado para tratar uma infecção pulmonar.(g1)