CULTURA/Carnaval na Floresta 2026: GRUPO de ACESSO A levou sonhos, resistência e identidade amazônica ao Sambódromo

Cultura/Carnaval acesso A: Beija-Flor-do-Norte/ FOTO: Jhonny Lima

Nove escolas levaram à avenida um espetáculo de emoção, ancestralidade e transformação social…

Na sexta-feira (13/02), o Sambódromo recebeu as agremiações do Grupo de Acesso A do Carnaval na Floresta 2026. A segunda noite de desfiles reuniu nove escolas que transformaram a avenida em um grande palco de magia, resistência cultural, memória e celebração da identidade amazônica. O evento conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Com enredos que passearam pelo universo dos sonhos, pelo patrimônio cultural brasileiro, pela força feminina e pelas utopias que se tornaram realidade, o Acesso A reafirmou a potência criativa das comunidades e a força do samba feito no coração da floresta.

Abrindo a noite, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Leões do Barão Açu apresentou o enredo “O Mundo Mágico dos Sonhos”, convidando o público a mergulhar em uma narrativa lúdica sobre magia e imaginação. Para a porta-bandeira Mirella Azevedo, o desfile representou uma conquista pessoal e coletiva.

“O Carnaval de 2026, para mim, significa superação e evolução. Acho que é o ano em que eu mais tive experiências para levar o melhor de mim para a avenida. Tenho a honra de carregar o pavilhão. Isso significa levar uma história, e eu levo a representatividade de diversas porta-bandeiras que carrego no coração para a comunidade”, Afirmou Mirella.

Força do boi-bumbá

Na sequência, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Dragões do Império levou à avenida “Corre Campo: Boi Resistência, da Arte e do Povo – Patrimônio Cultural do Brasil”, exaltando a força do boi-bumbá como expressão artística e símbolo de resistência popular. O diretor de Carnaval da escola, Naian Nascimento, destacou a importância do diálogo entre as duas manifestações culturais.

“Essa mistura de Carnaval com boi-bumbá, além de ser a junção de uma cultura gigantesca, foi um desafio porque hoje nós apresentamos o boi-bumbá dentro do samba-enredo. Então, é prazeroso. A cultura só tem a ganhar com a união do Dragões do Império com o Corre Campo”, destacou o diretor de Carnaval.

Homenagem

Celebrando uma década de trajetória, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor do Norte apresentou o enredo “Paneiro: 10 anos iluminando a cultura da Amazônia”, destacando a valorização das tradições regionais e o protagonismo cultural da floresta. A proposta foi levar para a avenida a força da comunicação amazônica e a conexão entre cultura e comunidade. A rainha de bateria da escola, Marcella Maciel, ressaltou a importância de dividir esse momento com o público.

“Hoje a gente trouxe um Carnaval falando sobre a Rede Amazônica e sobre o programa de televisão Paneiro. Trazer esse enredo para a comunidade é muito divertido, porque eles se identificam e abraçam a ideia junto com a gente”, disse Marcela.

História do Educandos

O A Escola de Samba Acadêmicos da Cidade Alta apostou no enredo “A Transformação: da Degradação à Dignidade, o Sonho se Tornou Realidade e, no Raiar de um Novo Dia, Cidade Alta Explode de Alegria!”, traduzindo a história recente do Educandos e destacando ações que impactaram diretamente o cotidiano dos moradores. Para a rainha de bateria Anne Medeiros, o desfile deste ano representou a realização de um sonho de infância.

“Estar à frente da bateria no meu primeiro ano é uma experiência única, um sonho que eu carrego desde criança. Eu ficava na frente da televisão assistindo aos desfiles e imaginando como seria viver esse momento. Hoje eu estou realizando esse sonho, e é uma emoção muito grande”, destacou Anne Medeiros.

Potência da mulher do interior

Já o Grêmio Recreativo Social, Cultural e Filantrópico Escola de Samba Mocidade Independente do Coroado levou para a avenida o enredo “Lá de Eirunepé vem o brilho e a força da mulher”, exaltando a potência feminina do interior do Amazonas e a importância da mulher na construção cultural e social do estado. Com mais de 10 anos dançando juntos, os irmãos Thayssa Nunes e Enzo Anjos representaram sintonia e parceria à frente do primeiro casal da escola.

A primeira porta-bandeira Thayssa Nunes destacou a confiança da agremiação e a emoção de defender um enredo com protagonismo feminino.

“É um sentimento inexplicável, porque é sinal de que a escola confia na gente, confia no nosso trabalho. Este ano a gente vem falando sobre o município, mas principalmente sobre uma mulher, Áurea Maria, prefeita de Eirunepé. Falar sobre ela é algo muito emocionante, muito incrível”, disse Tayssa Nunes.

Já o 1º mestre-sala Enzo Anjos ressaltou a conexão construída ao longo da trajetória dos dois na avenida. “São 10 anos trabalhando juntos, com conexão, sincronismo e harmonia. Trabalhar com a Thayssa é muito especial por causa da garra que ela tem, da dedicação e do esforço”, ressaltou.

Transformação por meio da educação

Com o enredo “De Pescador a Doutor Paulo Lima – A Utopia que se Tornou Realidade”, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Tradição Leste apresentou uma narrativa inspiradora sobre superação e transformação por meio da educação, onde a simplicidade da vida à beira d’água encontrou a grandiosidade da conquista acadêmica. Para o mestre de bateria Vinícius Salomão, assumir um novo desafio também fez parte dessa trajetória de superação.

“Vir para uma escola nova é um desafio, mas graças a Deus conseguimos superar todos os obstáculos e percalços que existem no caminho de uma bateria. O trabalho está pronto e confiamos que fizemos um grande desfile”, disse Vinicius Salomão.

Datas, festas e tradições

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Havaí convidou o público a celebrar o tempo no enredo “De Janeiro a Janeiro, um brinde ao calendário brasileiro!”, transformando datas, festas e tradições em um grande espetáculo visual. A 1ª porta-bandeira Luana Souza viveu um momento especial em sua trajetória no Carnaval de Manaus.

“Este é o meu primeiro ano como primeira porta-bandeira no Carnaval de Manaus e está sendo uma experiência incrível. A cada ano a gente aprende mais, e eu estou muito feliz com o convite da escola. O enredo é super interessante, tem muito a mostrar, e nós ensaiamos bastante para isso”, ressaltou.

Figuras ancestrais

Já o Grêmio Recreativo Escola de Samba Meninos Levados mergulhou na ancestralidade com o enredo “Anunnaki – Senhores da Origem, Guardiões do Saber e da Transformação”, explorando figuras ancestrais ligadas à origem, ao conhecimento e à transformação da humanidade. A rainha de bateria Josiane Valle celebrou uma década de Carnaval vivendo uma nova fase pessoal.

“Estou completando meu décimo Carnaval e é como se fosse o primeiro. Depois da maternidade, pisar na avenida tem um significado ainda mais especial. São dez anos, mas a emoção é sempre de começo”, contou Josiane Valle.

Riqueza cultural e natural

Encerrando a noite, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Sem Compromisso apresentou o enredo “Uma Magnífica Viagem ao Rio Negro”, inspirado na expedição do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira pela região. A escola levou à avenida a riqueza cultural e natural das cidades banhadas pelo rio, culminando no simbólico Encontro das Águas. A rainha de bateria Kerolayne Mayara destacou a responsabilidade de fechar os desfiles.

“A responsabilidade é muito grande, porque é uma escola tradicional. Entramos com a missão de fazer um grande desfile e encerrar a noite em grande estilo. Foi algo muito incrível”, afirmou Kerolayne Mayara.

Neste sábado (14/02), a partir das 20h, será a vez das oito escolas do Grupo Especial disputarem o título do Carnaval de Manaus 2026.

Ordem de apresentação

Grupo Especial – 14/02
20h00 – Presidente Vargas
21h20 – Andanças de Ciganos
22h40 – A Grande Família
0h – Reino Unido da Liberdade
01h20 – Aparecida
02h40 – Vila da Barra
04h00 – Vitória Régia
05h20 – Unidos do Alvorada

(FOTO: Gabi Vitim e Jhonny Lima/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa)