CULTURA/RÈVELLION do LARGO: atrações culturais iniciam programação no dia 31 de dezembro

Manaus se prepara para celebrar a chegada de 2025 com uma série de eventos que contemplam toda a família, no Largo de São Sebastião, centro da cidade. Entre as atrações da segunda edição do Réveillon do Largo, estão as atividades da programação dos 128 anos do Teatro Amazonas, com visitas teatralizadas, shows para o público infantil e o lançamento da exposição “Olho Mágico”. A festa é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

No dia 31 de dezembro, a programação inicia com a abertura do Teatro Amazonas para visitações do público, em formato teatralizado, das 15h00 às 19h00, sem agendamento. Com duração de 45 minutos, a atividade será conduzida pelos guias e atores caracterizados com roupas de época, permitindo uma imersão do público ao período colonial, quando o Teatro Amazonas foi inaugurado (1896).

No palco infantil, montado na árvore de Natal do Largo, os shows começam às 17h00 com o DJ Paulo Jr., criando um ambiente animado para as crianças. Entre 18h00 e 20h00, se apresentam a banda Flow, os personagens da Fantasy Mascotes e o grupo de recreação infantil Pingo Animações.

Projeto “Olho Mágico”

Ainda na programação do Réveillon do Largo, na segunda-feira (30/12), às 15h00, será inaugurada a exposição do projeto “Olho Mágico – Um Novo Olhar Sobre o Teatro Amazonas”, na Casa das Artes, rua José Clemente, ao lado do Teatro Amazonas.

A iniciativa, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, envolveu 10 alunos de escolas estaduais, com idades entre 14 e 18 anos. Desde o mês de outubro, o grupo cumpriu uma agenda semanal de atividades cotidianas no teatro, além de oficinas de desenho livre, pintura, fotografia e aquarela, abordando conteúdos acerca do patrimônio arquitetônico maior do estado.

As obras visuais da exposição são assinadas pelos estudantes Vitoria Bastos, Thawan Barbosa, Sofia Mafra, Emanuella Seixas, Nicolas Serafim, Paloma Ribeiro, Quinn, Ismaelly Crystinne, Eduarda Nogueira e Carlos Rafael.

O projeto tem curadoria de Cristóvão Coutinho, direção artística de Jorge Kennedy e as aulas ministradas por Fernando Júnior (pintura) e Jotta (desenho). A exposição seguirá no espaço cultural até 2 de fevereiro, com entrada gratuita, das 15h00 às 20h00.

A diretora do Teatro Amazonas, Beth Cantanhede, destaca a importância de celebrar o aniversário do maior ícone cultural do estado envolvendo a comunidade. “Celebrar os 128 anos do Teatro Amazonas é reconhecer a importância do Teatro Amazonas. Este ano, estamos ainda mais motivados, pois o teatro está concorrendo ao título de Patrimônio Mundial da Unesco, um reconhecimento que reforça o valor histórico e artístico desse espaço tão emblemático e significativo da cultura do Amazonas”, disse a diretora.

“Para encerrar o ano, preparamos uma programação com visita teatralizada e a exposição “Olho Mágico” na Casa das Artes. Queremos que o público viva momentos únicos, cercados pela grandiosidade e pela magia deste lugar que é um orgulho para todos nós”, ressaltou a diretora.(Portal Marcos Santos/LR Notícias)