O consórcio de seis portais, que vai acompanhar com pesquisas eleitorais a eleição/ 2024, divulgou novo levantamento. No cenário em que aparecem apenas cinco candidatos, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) tem 33,3% e David Almeida 29,9%. Os demais são Capitão Alberto Neto (PL, 9%), José Ricardo (PT, 8,4%) e Roberto Cidade ((UB, 7,3%). O nome de José Ricardo aparece porque, no período do levantamento, o ex-deputado federal Marcelo Ramos ainda não havia sido indicado pelo presidente Lula.
O trabalho, do Instituto de Pesquisas do Norte (Ipen), foi realizado entre 25/03 e 03/04, com 95% de confiabilidade e margem de erro de 3,09%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem o número AM-01476/2024. E a coleta de dados foi feita de forma presencial, em ponto de fluxo, e não pelo telefone.
A pesquisa do Ipen/ Consórcio de portais foi divulgada durante em live com participação dos jornalistas Valmir Lima (Amazonas Atual), Hiel Levy (Blog do Hiel), Cláudio Barbosa (Portal Único), Marcos Santos (Portal do Marcos Santos) e Mário Adolfo Filho (Portal do Mário Adolfo).
Marcelo e Menezes
Os jornalistas destacaram a ausência do provável candidato da esquerda, Marcelo Ramos, além da desistência do candidato Coronel Menezes. Também ficou claro o baixo engajamento do eleitor, com 64,5% dizendo que “não sabe/ não decidiu”.
Na pesquisa estimulada, quando o entrevistado recebe uma cartela, em forma de pizza, com nomes e fotos de possíveis candidatos, Amom Mandel lidera com 28,2%. David Almeida aparece em segundo, com 24,7%. O terceiro colocado é o ex-prefeito Arthur Virgílio (6,7%). O grupo decidiu incluí-lo para medir o capital político dele, mas tudo indica que não será candidato. “Branco/ nulo/ nenhum” e “não sabe/ não respondeu” empatam no terceiro lugar com 5,8%. Só então vêm os demais candidatos, com Coronel Menezes e Roberto Cidade empatados (5,6%).
A pesquisa também indagou sobre o confronto de 2º Turno. David x Amom tem vitória de Amom, com 45,4% a 37,1%. David vence Alberto Neto (47,7% a 27,8%) e Menezes (48,2% a 27,3%).
Outro dado levantado é a avaliação da gestão do governador Wilson Lima. Ele tem 7,3% ótimo, 20,1% bom, 41,4% regular, 5,6% ruim e 23% de péssimo.
O prefeito David Almeida é avaliado com 11,4% ótimo, 28,2% bom, 34,1% regular, 5,6% ruim e 19% péssimo. Os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), além do presidente Lula, também tiveram os mandatos avaliados. A rejeição do presidente (37,3%) é um dos dados em destaque, mostrando que o bolsonarismo permanece forte em Manaus.
É a segunda pesquisa do Ipen com a chancela dos portais. A primeira aconteceu em dezembro/2023. Uma nova pesquisa Ipen/ consórcio será divulgada em cerca de 30 dias. Clique aqui e veja as informações completas da pesquisa Ipen/ Consórcio de portais divulgada nesta quarta (10/04)(Portal Marcos Santos/LR Notícias)