Debate on-line: Amazonas discute ações estratégicas de combate ao desmatamento

Secretário Eduardo Taveira(SEMA)/Foto>Divulgação

O Amazonas participou, ontem, quinta-feira (04/06), de um debate on-line com os secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal. Em pauta, foram discutidas as principais ações dos estados amazônicos no combate ao desmatamento ilegal e a outros ilícitos ambientais em tempos de pandemia. O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube da Sema Mato Grosso.

Representando o Amazonas, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, defendeu a necessidade da implementação de um programa amplo de regularização ambiental, por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA), como uma das estratégias de acesso ao financiamento, modernização das atividades de campo e redução dos impactos ambientais no estado.

“Agora estamos vivendo um momento de aproximação do meio ambiente com o setor primário, para que a gente possa ordenar o crescimento econômico dessas áreas prioritárias, já pensando no retorno das atividades em um cenário pós-Covid, para que possamos também conter o avanço do desmatamento, em especial nas nossas bordas”, disse.

Taveira destacou ainda a importância da diversidade cultural como um dos principais fatores para a construção de políticas públicas efetivas na garantia de direitos, geração de renda e de cuidados com o bioma da Amazônia, além de investimento em inovação para a superação dos gargalos sociais da região.

“O balanço com a live dos secretários demonstrou que há um alinhamento muito importante com as agendas de meio ambiente na Amazônia como um todo. Os nove estados falaram da necessidade de aumentar a conservação, a proteção ao bioma, mas também de encontrar mecanismos para conciliar o crescimento econômico com a conservação ambiental e, obviamente, garantir os direitos das populações indígenas, tradicionais, quilombolas, ribeirinhos e também produtores rurais assentados aqui no estado”, pontuou.

Participaram do web debate representantes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Semana Verde Sema – O debate on-line está inserido na Semana de Meio Ambiente “Junho Verde”, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) do Amazonas. A programação se encerra nesta sexta-feira (05/06), com uma discussão sobre as perspectivas para o desenvolvimento sustentável no Amazonas, com o webinar “Como a economia da floresta pode salvar a Amazônia: ideias e exemplos”.

A transmissão inicia às 15h00, pelo Facebook da Sema Amazonas. A proposta é explorar as possibilidades de uma economia voltada à conservação das florestas e à manutenção da cultura e dos saberes das populações tradicionais do estado.

O webinar contará com a mediação do secretário Eduardo Taveira e terá como convidados o professor titular da Faculdade de Ciências Agrárias e do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Henrique Pereira; o diretor técnico do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Carlos Koury; e o superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana.