Debates sobre despoluição do ar e dos igarapés de ManausFórum da Virada Sustentável, nesta quarta (1º)

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (1º/11), a partir das 15h30, começa o Fórum de Abertura da Virada Sustentável Manaus 2023, evento gratuito e aberto ao público. A programação reunirá especialistas, ativistas e membros da sociedade civil para debater o tema “Despoluição do ar e dos igarapés de Manaus: Desafios e Soluções”.

O fórum será realizado na sede da FAS, que fica localizado na rua Álvaro Braga, nº 351, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus. Serão realizados dois painéis: “Igarapés de Manaus, soluções para despoluição”, das 16h00 às 17h00, e “Manaus sem fumaça!”, das 17h30 às 18h30. As moderações serão feitas por Virgilio Viana, superintendente geral da FAS.

O primeiro, às 16h00, reunirá Diego Dal Magro, diretor presidente na Águas de Manaus (AM) e Águas de São Francisco (PA); Neliton Marques, ex-secretário executivo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas e idealizador do primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica da Amazônia (Comitê da Bacia do Tarumã Açú); e Etelvina Garcia, jornalista, professora e autora de 24 livros dedicados à história e à problemática econômico-social da Amazônia, incluindo Zona Franca de Manaus (ZFM).

O segundo painel, às 17h30, terá como convidados Rodrigo Souza, professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e coordenador do “Projeto EducAir”, voltado à educação ambiental em qualidade do ar com uso de tecnologias; Ana Beatriz Werneck, médica de família na Fundação Zerrenner e gerontóloga na Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dona Ada Rodrigues Viana; e Luiz Carlos Lopes, diretor de divulgação da Associação Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica (AAPCT) e especialista em Broncoscopia pela Universidade Federal de São Paulo.

Conforme explica a coordenadora da Virada Sustentável Manaus e responsável pela Agenda Cidades Sustentáveis da FAS, Cristine Rescarolli, a proposta dos painéis é envolver diferentes atores para formularem ideias inovadoras diante dos problemas relacionados à sustentabilidade na cidade.

“A Virada Sustentável Manaus está mais necessária do que nunca e, nesta quarta edição do fórum, pretendemos articular a participação direta de pessoas, organizações e instituições no intuito de apresentar uma visão positiva e inovadora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população. Além disso, vamos discutir sobre as mudanças climáticas e seus efeitos na saúde pública e economia da Amazônia”, destaca.

9ª Virada Sustentável Manaus

Com o tema “Virada da Amazônia”, a nova edição da Virada Sustentável Manaus acontecerá no próximo final de semana, dias 4 e 5 de novembro, e vai ocupar a capital amazonense com uma programação cultural intensa. Serão realizadas mais de 70 atividades gratuitas em nove bairros da cidade, incluindo exposições, oficinas, palestras, brincadeiras e ações socioambientais, com o objetivo de promover a conservação do meio ambiente e do bioma amazônico.

Considerado o maior evento de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável Manaus é correalizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Virada Sustentável Nacional e apoio do Conselho Criativo, que possui mais de 60 organizações da sociedade civil amazonense, além de proponentes de atividades e voluntários. O evento tem apoio da Bemol, Águas de Manaus, Innova, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e recursos da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, em parceria com as Nações Unidas (ONU).

Sustentabilidade

A Virada Sustentável é um movimento de articulação entre pessoas, grupos e instituições, que têm em comum o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.

A concepção temática do festival é baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além de Manaus, a mobilização ocorre em São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Campinas.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação.(Portal Marcos Santos)