Início Política Deputado Josué Neto, participa de reunião com comitiva ministerial, em Manaus

Deputado Josué Neto, participa de reunião com comitiva ministerial, em Manaus

Reunião de ministros com governadires da Amazônia com a presença de Josué Neto/Foto> Hudson Fonseca

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto, participou do encontro que reuniu, na manhã de ontem, terça-feira (03), governadores do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre e comitiva do Governo Federal, formada pelos ministros Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; do Meio Ambiente, Ricardo Sales; e da Defesa, General do Exército Fernando Azevedo e Silva.

A reunião foi realizada na Sede do Governo do Estado, na Zona Oeste de Manaus, e teve como objetivo discutir estratégias de combate às queimadas e propostas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O presidente Josué Neto, representou o Poder Legislativo Estadual juntamente com os deputados Delegado Péricles (PSL), Roberto Cidade (PV), Saullo Vianna (PPS), Joana Darc (PR) e João Luiz (PRB).

Esse encontro faz parte da segunda etapa de uma viagem que começou na última segunda-feira (2), com encontro entre a comitiva ministerial e governadores dos estados do Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins, também com a finalidade de discutir e buscar soluções para os problemas locais e estimular o crescimento da Região como um todo. Esses encontros são um desdobramento de reunião dos governadores com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), na semana passada, em Brasília.

Em coletiva de imprensa após a reunião, o ministro Chefe da Casa Civil, Oniyx Lorenzoni, afirmou que na reunião foram tratadas questões sobre regularização fundiária, zoneamento ecológico e economia verde. “Vamos levar essas propostas ao Governo Federal para, dentro de 10 dias, seja realizada uma nova reunião com o plano estruturado e estruturante para a Amazônia brasileira”, informou.

Em relação às queimadas que ocorrem na Amazônia, o ministro da Casa Civil anunciou que a intenção é manter as ações da Operação Garantia da Lei e Ordem (GLO), até o mês de outubro. Segundo Lorenzoni, a GLO está prevista para encerrar no próximo dia 24 de setembro, porém, essa data será estendida até o próximo mês.