A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) recebeu para deferimento na Ordem do Dia da Sessão Plenária de quarta-feira (16), Projeto de Lei (PL), de autoria do deputado estadual João Luiz (PRP) que estimula o “Turismo Pedagógico” nas escolas públicas e privadas no Estado. Caso entre em tramitação, o projeto será encaminhado para análise nas Comissões Técnicas da Casa.
De acordo com o deputado João Luiz, o objetivo de sua proposta é incentivar o turismo pedagógico com a finalidade de promover atividades extraclasses, por meio do acesso ao patrimônio histórico, acervo cultural, educacional, artístico e turístico do Estado.
O projeto define ainda que ficam as instituições de ensino no Estado encarregadas de organizar os roteiros aos locais de visitação para a implantação do turismo pedagógico. Elas deverão inserir ainda em seu calendário anual, a realização de visita pedagógica a local de interesse, relacionado à sua proposta pedagógica, sempre sob a supervisão do corpo docente das escolas.
O Turismo Educacional ou Turismo Pedagógico é caracterizado por viagens de estudo, é uma ferramenta de auxílio para a construção da percepção da realidade por parte dos alunos, uma vez que lhes permite entrar em contato com a realidade concreta. Por ser um trabalhando de modo diferenciado, essa proposta proporciona aos alunos e professores um conhecimento da realidade física, social e cultural dos locais visitados, estabelecendo um diálogo inteligente com o mundo, com o intuito de verificar e produzir novos conhecimentos.
Ao todo foram deferidos para análises nas Comissões Técnicas da Aleam, 81 requerimentos e quinze 15 Projetos de Lei. Acompanharam João Luiz apresentando projetos os deputados Cabo Maciel (PR), Ricardo Nicolau (PSD) e Abdala Fraxe (Podemos), com um cada; Alessandra Campêlo (MDB), com dois PLs; Joana Darc (PR), com quatro projetos; e Saullo Vianna (PPS), com cinco projetos.
Corujão da saúde
Por meio de requerimento, o deputado Fausto Jr. (PV), requer na forma regimental indicação ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), a criação do Corujão da Saúde, no Amazonas. A proposta se justifica ao de que as filas por cirurgias e exames específicos na rede de saúde no Amazonas, chega a 98 mil pessoas. Segundo dados fornecidos pela imprensa local são vários pedidos de autorização para fazer exames, um problema que se arrasta há vários anos.
Os demais requerimentos foram apresentados pelos deputados Augusto Ferraz (DEM), João Luiz, Fausto Jr., Belarmino Lins (PP), Saullo Vianna, Felipe Souza (Patri), Abdala Fraxe, e Carlinhos Bessa (PV), cada um com um; Cabo Maciel, com dois; Adjuto Afonso (PDT), Josué Neto (PSD) e Delegado Péricles (PSL), quatro; Alessandra Campêlo, com cinco; Sinésio Campos (PT), quatorze; Dra. Mayara (PP), dezoito; e, Joana Darc (PR), vinte e dois.