Desembargador Flávio Pascarelli participa do 50º Encontro do Copedem em Palmas-TO

Mais uma vez a capital do Tocantins, Palmas, está sediando o Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), em sua quinquagésima edição. A abertura foi realizada na noite da última quinta-feira (28), na sede do Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO), com a presença de diretores de Escolas Judiciais e da Magistratura de todo o Brasil. Os amazonenses estão representados pelo diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador Flávio Pascarelli.

Ao abrir o 50º Encontro do Copedem, o desembargador Marco Villas Boas, diretor da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e presidente do Colégio, destacou a importância do aperfeiçoamento dos servidores e magistrados, refletido no trabalho prestado ao cidadão. “Nessa perspectiva de reivindicação que o Poder Judiciário evidentemente passa, e eu não poderia deixar de me referir a isso, o Copedem tem relevante papel, notadamente na última década, acerca do aperfeiçoamento dos serviços públicos do Poder Judiciário e da alta qualidade da jurisdição prestada por seus juízes, inclusive na jurisdição eleitoral, federal, militar e na Justiça do Trabalho, com o qual atuamos cooperativamente durante mais de uma década”, afirmou.

As atividades do encontro seguem até este sábado, dia 30, na sede da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), com a realização de painéis e círculos de debates que tratam do tema central da reunião: “Requisitos Legais e Normativos para o Credenciamento das Escolas de Governo”, conforme o portal da Esmat.

Copedem

Criado em 2005, o Colégio é um fórum permanente de discussão sobre as experiências das Escolas Judiciais e da Magistratura dos Tribunais Estaduais.

O encontro é considerado um importante espaço para debates e troca de experiências, com o propósito de aproximar e alinhar as ações das escolas, sempre visando a excelência da prestação jurisdicional.

Além de defender os princípios e funções de todas as escolas, o Copedem uniformiza as atividades acadêmicas no estudo do Direito, colaborando para o desenvolvimento intelectual do magistrado e do servidor e para o fortalecimento das respectivas instituições.