Detran Amazonas e Polícia Militar desarticulam ‘rolezinho’ e ‘racha’, na zona oeste de Manaus

FOTO: Isaque Ramos/Detran-AM

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), deflagrou na noite de terça-feira (07/03) e madrugada desta quarta-feira (08/03) um desdobramento da Operação Via Segura, resultando na desarticulação de um “rolezinho” e de um “racha”, que iriam ocorrer nos bairros Compensa e Ponta Negra, respectivamente, ambos localizados na zona oeste de Manaus.

De acordo com Arthur Cruz, coordenador de operações do Detran-AM, durante as duas coibições foram removidas 32 motocicletas e aplicadas 163 autuações decorridas de inúmeras irregularidades, tais como: condução do veículo sem uso de capacete e sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sem equipamento de uso obrigatório, descarga livre e licenciamento em atraso.

“As duas ações contaram com as participações das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Força Tática, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), viaturas de área da Polícia Militar e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), órgão ligado à Prefeitura de Manaus”, ressaltou Cruz.

Ele ressaltou, ainda, que a operação esteve nas zonas leste e sul, e finalizou na zona oeste da capital, local onde foram removidas as motocicletas que apresentaram irregularidades.

 

Balanço

Na segunda-feira (06/03), na sede do Detran-AM, o diretor-presidente da instituição, Rodrigo de Sá, juntamente com o subcomandante-geral da PMAM, coronel Algenor Teixeira, apresentaram um balanço da Operação Via Segura, entre os dias 2 e 6 de março. Ao todo, foram aplicadas 415 autuações e foram feitas 141 remoções de motocicletas com irregularidades.

Na oportunidade, Rodrigo de Sá reforçou a importância da operação. “Essa prática não começou agora, já é algo antigo que o Detran-AM já combate, e vamos continuar combatendo as infrações que ocorrem durante esses ‘rolezinhos’. Prezamos, acima de tudo, pela segurança e a paz da população. Essa operação será uma constante para inibir tais práticas, além de evitar o desassossego de todos”, disse ele.