Foi realizada ontem, quarta-feira (15), na Câmara Municipal de Manaus a solenidade que homenageou os profissionais do Serviço Social da capital, por iniciativa dos vereadores Elias Emanuel e Dante, ambos do PSDB.
Para Elias, o assistente social é mais do que um profissional crítico e interventivo, ele tem a possibilidade de muitas vezes guiar as pessoas que estão em vulnerabilidade. “O serviço social é uma profissão de caráter sociopolítico que intervém nas questões de desigualdade contribuindo para a construção de uma ordem social mais justa.”, disse o parlamentar.
Apesar de ter sido criada na Inglaterra em 1898, no Brasil ela só foi reconhecida em 1942 por meio da Legião Brasileira de Assistência e regulamentada em 1962 promovendo o bem-estar físico, psicológico e social.
Uma das homenageadas na solenidade foi a professora universitária e assistente social, Adla Ribeiro, que acredita que na atual conjuntura política do país, ser assistente social é amar a profissão e se sentir completa. “O momento que vivemos é um momento pleno de desafios. Mais do que nunca é preciso ter coragem e esperança para enfrentar o presente. Para exercer essa profissão é preciso amar.”, afirmou Ribeiro que concluiu seu discurso pedindo para os colegas não desistirem.
“Se algo nos completa, impulsiona e revigora, precisamos alimentar diariamente, para horizontes mais justos e humanos”.
O evento que contou com a presença da atual secretária Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, concedeu aos profissionais que se destacam em sua área de atuação certificados de reconhecimento pelo trabalho realizado.