Doenças do trato digestivo estão entre maiores causas de internação de homens, aponta SES-AM

No Amazonas, as causas externas e do aparelho digestivo são os principais motivos de internação de homens em unidades hospitalares da Secretaria de Estado do Amazonas (SES-AM). Nesta quinta-feira (19), quando se comemora o Dia Internacional do Homem, especialistas chamam atenção sobre o autocuidado e prevenção ao adoecimento masculino.
Um levantamento da SES-AM apontou que a violência, os acidentes de trânsito e os hábitos alimentares são os principais fatores que levaram os homens a serem internados no Amazonas em 2019.

Ao todo, 27.768 internações foram registradas entre o público masculino, em 2019.

Conforme dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), 24,8% dos pacientes do sexo masculino deram entrada em uma unidade de saúde por causas externas, e 19,5% das internações foram ocasionadas por doenças digestivas no ano passo. Em seguida, com 9,5% das internações, estão doenças infecciosas e parasitárias.

São consideradas causas externas os acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, lesões por violência entre outros. Entre as doenças do trato digestivo, o destaque é a má alimentação dos homens, que contribui para o adoecimento.

Jovens – De acordo com o gerente do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas da SES-AM (Dabe), Lindinaldo Santos, os jovens são os principais atingidos por lesões relacionadas a causas externas.

“Ou seja, a gente está falando de uma parcela da população jovem, e nessas questões das causas externas aparecem os acidentes de trânsito. Essa faixa etária de recorte está muito mais envolvida em questões de internações relacionadas a esse perfil de comportamento em relação ao trânsito, por exemplo”, comentou.

Lindinaldo também ressaltou a importância do homem manter em dia as consultas médicas anuais, com o objetivo de tratar e prevenir doenças evitáveis.

“Os homens procuram realmente menos os serviços de saúde do que as mulheres. Elas têm uma cultura de prevenção e cuidado muito mais bem definida. Algumas estratégias estão sendo buscadas para captar o homem no processo de assistência preventiva, não somente na busca de assistência curativa – que é o mais comum entre a população masculina, de ir ao médico quando de fato está doente –, como também o pré-natal do homem junto ao pré-natal da mulher”, exemplificou.

Novembro Azul – Neste mês, em que se ressalta a importância da saúde do homem, o diagnóstico precoce ao câncer de próstata também tem destaque. O médico uro-oncologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Giuseppe Figliuolo, afirma que é possível ter uma vida longa e saudável seguindo algumas recomendações simples de prevenção e acompanhamento médico constante.

“A grande verdade é que 90% dos cânceres de próstata, quando são diagnosticados em fase inicial, têm tratamento, e a pessoa fica curada, fica livre do câncer”, disse o especialista.

Outro alerta é para homens com casos de câncer na família. Nessas circunstâncias o diagnóstico precisa ser ainda mais precoce.

“Normalmente acomete indivíduos a partir da quarta, quinta, sexta década de vida. Recomenda-se fazer o exame anual a partir de 50 anos ou, para quem tem algum antecedente na família, pai, irmãos, tios que tiveram problema de câncer de próstata, a partir de 45 anos. Portanto, previna-se faça o diagnóstico precoce faça o tratamento correto e tenha uma vida longa plena e saudável”, finalizou o especialista.

Programação – A SES-AM preparou uma série de ações para prevenção e promoção da saúde do homem, com palestras pelos canais do Youtube do Telessaúde AM, além de uma semana de ações voltadas para os servidores da sede da SES-AM. Confira a programação completa.

Programação Novembro Azul 2020

Hoje, dia 19
Webinar: Dra. Brigit – Câncer de boca
Convidado: Dr. Aristóteles Alencar
Horário: Das 9h ao meio-dia
Link: Telessaúde AM
Dia 26
Minuto Saúde: Dra. Daise Cunha – Alimentação saudável na prevenção das doenças intestinais

Dos dias 23 a 27
Semana de Ações da PNH: ofertando cuidados aos servidores da SES com os serviços de aferição de pressão, teste de glicemia capilar, barra de Access (segunda, terça e quinta-feira, à tarde), auricuterapia, avaliação Nutricional e distribuição de preservativo
Local: Centro de Atendimento ao Servidor (CAS)
Horário: Das 13h00 às 16h00

Dia 30
Webinar: Dr. George Amaro de Andrade
Tema: Ética no atendimento ao homem
Horário: Das 09h00 ao meio-dia
Link: Telessaúde Am