Dono de empresa de pesquisa que deu primeiro lugar a Wilson Lima é investigado pelo MP-AM por falsidade ideológica

Wilson Lima, espantado com mais essa/Foto: Divulgação

Inquérito apura “autofinanciamento de considerável número de pesquisas eleitorais, em quantitativo financeiro superior ao capital social”

O empresário Eric Lima Barbosa, sócio e administrador do Instituto Pontual, que publicou pesquisa neste domingo dando o primeiro lugar nas intenções de voto ao governador e candidato à reeleição Wilson Lima (UB), é investigado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por falsidade ideológica. Ele também é diretor dos sites www.portalopoder.com.br e www.portalpontual.com.br, com sede em Manaus.

O MP-AM prorrogou, em abril deste, as investigações contra Eric Lima Barbosa, para apurar denúncia de cometimento “reiterado” do crime de falsidade ideológica.

O Procedimento Investigatório Criminal 06.2021.00000589-5 foi instaurado para apurar denúncia de “crime de falsidade ideológica, consistente no autofinanciamento de considerável número de pesquisas eleitorais, em quantitativo financeiro superior ao capital social” da empresa.

De acordo com a publicação do promotor da 59ª Zona Eleitoral Antônio Mancilha, a parte interessada no Procedimento Investigatório Criminal Eleitoral (PIC 06.2021.00000589-5) é a Associação Brasileira de Pesquisa (ABEP).

Na Portaria de prorrogação, o promotor diz que verifica “esgotado o prazo de conclusão do presente Procedimento Investigatório Criminal Eleitoral, fazendo-se necessário, no entanto, dar continuidade às investigações, sobretudo, para fins de análise do resultado das diligências tomadas pela autoridade policial requisitada
para instaurar o respectivo Inquérito Policial”.

A irmão de Eric, a empresária Erica Barbosa, também já registrou na Justiça Eleitoral uma pesquisa, junto com o ‘Instituto de Consultoria em Ensino e Pesquisas do Amazonas (Icepam)’, do qual ela é diretora.

O Portal O Poder divulgou, neste domingo (04/09), pesquisa do Instituto Pontual, registrada no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) sob o nº AM-06508/2022.
De acordo com o estudo, Wilson Lima (União Brasil) tem 32,7% das intenções de voto, seguido por Amazonino Mendes (Cidadania) com 26,5%. Em terceiro colocado, Eduardo Braga (MDB) com 14,9%. Na quarta colocação, Ricardo Nicolau (Solidariedade) obteve 3,5%, seguido por Carol Braz (PDT) com 2,3% e Henrique Oliveira (Podemos) com 1,5%.