Duas derrotas de Lula mexem com a estrutura da República

O governo do presidente Lula perdeu duas votações no Congresso Nacional. Lula reassumiu a coordenação política do governo. Vem aí uma reviravolta. MDB, PSD, União Brasil e PSB estão na mira do presidente, que vai chamá-los “para conversar” na semana que vem. Ocorre que esses quatro partidos, juntos, detém 12 ministérios do atual governo e votaram contra.

Grana e cargos

Lula parte para a ofensiva com habitual agressividade. Mandou liberar R$ 10 bilhões em emendas parlamentares, desde ontem (04/05), e está nomeando os cargos de terceiro escalão. Esses cargos, como todos sabem, são indicações dos parlamentares para encaixar cabos eleitorais.

O que caiu?

As votações em que o governo foi derrotado foram a derrubada de trechos do decreto que alterava o marco do saneamento e o adiamento da votação do Projeto de Lei das Fake News.

Curiosidade

Os 48 parlamentares do União Brasil, partido ao qual pertence o governador Wilson Lima, votaram contra o governo. O deputado federal Saullo Vianna é o único da sigla na Câmara. A Federação Partidária tem quatro ministérios.

O modo Lula

Diferente de Bolsonaro, que tinha dificuldade em gerenciar crises, Lula parte para resolver o que seria um início de rebelião.

A raiz de tudo

O problema é que, de acordo com as votações, a base governamental está tão fragilizada que poucas dúzias de votos mais seriam suficientes para aprovar um impeachment. Não deu certo, portanto, a estratégia de distribuir ministérios e segurar o dinheiro das emendas.

Prefeituras correm

Prefeituras do interior, que têm sido fartamente beneficiadas com emendas parlamentares, estão esfregando as mãos. Uma boa pacoteira deve entrar nos próximos dias.

Marcellus na Sedurb

Está confirmada a informação da coluna Panavueiro. Marcellus Campelo assumiu o comando da supersecretaria de habitação do governo Wilson Lima. Que atende pelo nome de Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

Marcellus na Sedurb (2)

Wilson tem, a partir de agora, os instrumentos para realizar obras na capital, sem convênio com a Prefeitura de Manaus. Não houve rompimento com o prefeito David Almeida. Só o entendimento que, com esses termos, terá que ser “mais ajustado”.

Série C

O Amazonas tem dois times na Série C do Campeonato Brasileiro. O Amazonas FC joga amanhã (06/05), contra o América (RN), no estádio Carlos Zamith, às 15h30. O Manaus FC vai ao Paraná, pegar o Operário-PR FC, domingo, também às 15h30. O Manaus, que venceu na estreia, é vice-líder da competição. Os oito primeiros se classificam para a segunda fase. (Portal Marcos Santos)