Educadores da rede estadual recebem formação sobre Novo Ensino Médio, em Manaus

FOTOS: Divulgação/Seduc-AM

 

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do Comitê de Implementação da Reforma do Ensino Médio e Currículo e do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), em colaboração com o Instituto Iungo, realiza, de 27 de agosto a 30 de setembro, a Formação “Nosso Ensino Médio”, voltada para professores, pedagogos e gestores que atuam nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio de Manaus.

O programa “Nosso Ensino Médio” contempla as aprendizagens essenciais à implementação do Novo Ensino Médio, por meio de uma arquitetura curricular dinâmica, que proporcionará aos gestores, pedagogos e professores uma experiência similar à que os estudantes vivenciarão, no Novo Ensino Médio. Além disso, o curso possui jornadas pedagógicas, trilhas de aprendizagem autoinstrucional e momentos de estudos orientados.

“A Secretaria de Educação já promove uma série de cursos e formações que abordam as temáticas mais relevantes ao processo ensino e aprendizagem, mas, a partir de agora, é essencial focar nossas formações naquilo que há de novo nas atuais reformas educacionais, e, certamente, o Novo Ensino Médio não poderia deixar de constar em nossos ciclos formativos”, afirmou a secretária de Educação, Kuka Chaves.

“Temos a convicção de que professores, pedagogos e gestores têm papel fundamental nos processos educacionais, por isso a Seduc vem reunindo esforços para formar a equipe escolar para os novos desafios que envolvem a implementação da Reforma do Ensino Médio e do Referencial Curricular Amazonense do Ensino Médio”, mencionou o secretário executivo adjunto Pedagógico e presidente do Comitê de Implementação da Reforma do Ensino Médio e Currículo, professor Raimundo Barradas.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 22 de agosto, por meio do link: http://cepandigital.seduc.am.gov.br/inscricao/.

Programação – O curso iniciará com uma Jornada Pedagógica síncrona (ao vivo), que ocorrerá no dia 27 de agosto, às 9h, com transmissão pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e no canal Cepan, no YouTube. O início contará com a participação de Raimundo Barradas e representantes do Instituto Iungo, que apresentarão o programa de formação “Nosso Ensino Médio”.

Novo Ensino Médio – A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para mil horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros; e de aproximar as escolas à realidade e aos anseios dos estudantes de hoje; considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.