Eleições 2020: MP Eleitoral terá plantão no domingo para 2º turno na capital

O Ministério Público Eleitoral (MPE), continuará fazendo a fiscalização durante o pleito de domingo (29). Os Promotores Eleitorais e servidores estarão de plantão em todas dez as zonas eleitorais da capital, fiscalizando os locais de votação o cumprimento da lei e no combate aos crimes que possam ser cometidos por candidatos e eleitores, para que ocorra conforme o esperado.

No domingo, o trabalho dos promotores terá o acompanhamento e ajuda do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais (CAO PE) do MPAM. Crimes como boca de urna, compra de votos, transporte de eleitores por candidatos poderão ser denunciados ao Ministério Público para apuração e fiscalização imediata. Confira os canais de denúncia no final desta matéria. MP Eleitoral No dia do voto, o trabalho começa praticamente às seis da manhã quando será feita o teste das urnas eletrônicas sorteadas pelo Tribunal Regional Eleitoral para serem auditadas.

No total, são 3.526 urnas que estarão instaladas em 3.709 seções eleitorais, distribuídas em 463 locais de votação. “O primeiro turno transcorreu dentro das expectativas, no interior tivemos algumas situações que exigiram um cuidado, uma atenção maior, por parte dos promotores eleitorais, da justiça eleitoral e aqui na capital também transcorreu dentro da normalidade esperada, e esperamos também que se repita esse clima, agora com dois candidatos somente, duas coligações, o Ministério Público está preparado, como sempre esteve, nesse segundo turno as promotorias eleitorais atuarão normalmente em cada uma das zonas. Esperamos uma festa democrática, o MP garantindo o direito ao voto, a liberdade, de manifestação, no caso de escolha e pedindo para que a população participe democraticamente indo votar, exercendo o seu direito de voto, denunciando as irregularidades”, afirmou o coordenador do CAO-PE, Procurador de Justiça Mauro Veras.

Meios de denúncia

O MP está atento para receber as denúncias, pelo Whatsapp e ligações para recepção de denúncias de crimes eleitorais ou irregularidades eleitorais que devem ser apuradas imediatamente, pelo número 3655-0745, pelo contato direto 0800 092 0500 ou ainda pelo site www.mpam.mp.br.

Fonte>Portal Marcos Santos