Em 100 dias, denúncias ao 181 geram 25 prisões e apreendem mais de três toneladas de entorpecentes

Foto: Divulgação

Denúncias encaminhadas ao Disque 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), resultaram, nos 100 primeiros dias do ano, em 25 prisões e na apreensão de mais de três toneladas de entorpecentes. As apreensões e prisões foram efetuadas por meio de ações realizadas pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), e Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), e Polícia Federal (PF).

O 181 é coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), gerida pelo delegado Rodrigo Torres. O secretário executivo da Seai informou que o canal é disponibilizado para denúncias anônimas relacionadas a qualquer tipo de infração que esteja sendo planejada ou executada. “As denúncias são tratadas no setor de Inteligência e repassadas, então, para os órgãos competentes na atuação na prevenção e repreensão de crimes”, afirmou.

Foi a partir de uma dessas denúncias, que as Forças de Segurança conseguiram apreender no dia 31 de março, três toneladas de entorpecentes. A apreensão resultou na prisão de 13 pessoas, que foram autuadas em flagrante no Rio Negro.

Outras prisões

Denúncias ao 181, também resultaram na prisão de outras 12 pessoas. Dentro os presos estão cinco foragidos dos sistemas prisionais, quatro por homicídio, outros dois por tráfico, um por transporte ilegal de pescado. Resultou, ainda, na apreensão de 3 metros cúbicos de madeira e 3,2 toneladas de pescado ilegal.

Denúncias

O Disque 181, da SSP-AM, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. O secretário da Seai, Rodrigo Torres destacou que a ligação é gratuita e reforçou que as informações do denunciante são sigilosas. “A resposta é dada de imediato. A Secretaria de Segurança Pública faz as determinações necessárias para que todas as denúncias sejam apuradas e o sigilo é absoluto”, garantiu.