Foram entregues mudas de citros e de café, e efetuada a compra de produtos da agricultura familiar do município…
Dando continuidade às ações de fomento do Governo do Amazonas, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, nesta segunda-feira (22/04), mais de 1.650 mudas de citros (laranja limão) e de café; um motor rabeta, e realizou a compra de 3,5 toneladas de alimentos oriundos da agricultura familiar, no Distrito de Novo Remanso, situado no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus).
No evento, que contou com a presença do governador Wilson Lima, o secretário de Estado da Produção Rural, Daniel Borges, disse que a Sepror segue mantendo estreita parceria com os produtores rurais. “Sempre seguindo a determinação do governador Wilson Lima, ao lado dos produtores e atendendo aqueles que mais precisam”, ressalta Daniel.
Ao todo, foram beneficiados 55 produtores rurais, sendo entregues 35 kits de citros, cada kit contendo 20 mudas de laranja e 10 de limão; e 20 kits de café, cada kit contendo 30 mudas, totalizando 1.650 mudas.
“Com esse fomento, vamos progredir mais, plantar e depois comercializar. Nunca tinha trabalhado com a produção de mudas, essa vai ser a primeira vez, e pretendo atuar nesse segmento, para termos mais renda”, diz o produtor rural, Raimundo José. Ele já atua na produção há mais de 15 anos no município, nas culturas maracujá e abacaxi.
Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, coordenado pela Sepror, no Amazonas, foram adquiridos 3,5 toneladas de alimentos de 3 agricultores familiares da região, com um investimento total de R$19.970.
Os alimentos foram doados para a Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Manaus (Apae), de Itacoatiara, que vai beneficiar diretamente 300 famílias cadastradas. Entre os produtos adquiridos estão maracujá, banana pacovã, macaxeira, e abacaxi.
De acordo com a presidente da Apae de Itacoatiara, Rosilene Teles, a instituição atua na mais de 40 anos, as pessoas com deficiência, tanto da cidade de Itacoatiara, quanto das cidades vizinhas da região, na educação especial, na educação infantil, e também serviços socioassistenciais e de saúde.
“Nós queremos agradecer ao governador Wilson Lima porque através desse programa, o PAA, o recebimento destes alimentos, é uma coisa excepcional, que vai nos ajudar na alimentação, na oferta de uma alimentação saudável e mais nutritiva aos nossos assistidos”, ressalta Rosilene.